Campanha: Hospital das Clínicas realiza 3º Mutirão contra catarata

Atendimento acontece no próximo sábado, dia 28, das 7 às 12h

sáb, 14/07/2001 - 18h23 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP) realiza dia 28 de julho, das 7 às 12 horas, o terceiro mutirão deste ano para detectar casos de catarata. A campanha de prevenção mobiliza mais de 100 médicos da clínica oftalmológica, além de servidores e voluntárias. Conta também com a colaboração da iniciativa privada, que fornece lanches aos pacientes.

Como nas campanhas anteriores, não é preciso chegar de madrugada para garantir atendimento, mas é necessário que a pessoa tenha 50 anos ou mais. O atendimento consiste numa triagem inicial, durante a qual os pacientes que não tiverem catarata são dispensados. Os que apresentarem a doença, farão outros exames mais detalhados e os que necessitarem comprovadamente de cirurgia serão orientados sobre exames pré-operatórios e data da cirurgia.

As campanhas contra catarata do Hospital das Clínicas da FMUSP são coordenadas pelo Prof.Dr. Newton Kara José, titular da Clínica de Oftalmologia. Segundo dados do HC, não existe fila para fazer cirurgia de catarata. A última campanha atendeu cerca de 4 mil pacientes e selecionou cerca de 700 cirurgias, já realizadas com sucesso.

Os interessados devem comparecer ao Prédio dos Ambulatórios, que fica na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 188 (em frente ao InCor), com documento de identidade.