Campanha fotográfica revelará influência africana no cotidiano brasileiro

Com curadoria de Walter Firmo, “África em Nós”, recebe trabalhos até dia 15 de setembro

ter, 09/06/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

(atualizado na segunda-feira, 15 de junho)

A Secretaria da Cultura lançou, nesta semana, a campanha fotográfica “África em Nós”. Aberta a fotógrafos amadores, profissionais e estudantes, a ação, que terá curadoria do fotógrafo Walter Firmo, convoca a população paulista a mostrar – pela fotografia – a influência africana no cotidiano do povo brasileiro.

Serão aceitas imagens em qualquer formato, tamanho e mídia até o dia 15 de setembro. Cada participante pode enviar até dez fotos no site www.africaemnos.com.br, junto com o termo de autorização de uso de imagem. As fotos em papel devem ser encaminhadas para a Caixa Postal 13888, CEP: 01216-970, São Paulo/SP.

As imagens ficarão expostas no site da campanha e, após o encerramento do prazo, serão avaliadas pela equipe da curadoria, com apoio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura. As fotos serão selecionadas por critérios como concordância com o tema definido na campanha, criatividade, originalidade, estética, qualidade fotográfica (técnica), relevância da mensagem de prevenção e qualidade informativa. 

As 100 melhores imagens serão publicadas em um livro e integrarão uma exposição da programação cultural do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.

Para o Secretário da Cultura, João Sayad, a ação valoriza a importância da herança africana para os brasileiros. “Ao enviar suas fotos, os participantes vão demonstrar como essa cultura está presente e faz parte do nosso dia-a-dia. Todos estão convidados e incentivados a mandar as fotos que quiserem para a campanha”, afirmou.

Ao longo da ação, o internauta poderá ainda se atualizar no site sobre a campanha e conferir notícias sobre Brasil e África no “Blog Baobá”. 

Mês da Consciência Negra

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, realiza, desde 2007, em novembro, o Mês da Consciência Negra. Todas as ações compõem uma vasta programação cultural para promover uma reflexão sobre as relações raciais na cultura paulista.

Entre as ações previstas para 2009, está o lançamento do livro com as imagens selecionadas durante a campanha África em Nós e a exposição com as fotos vencedoras. 

Para marcar a data de 20 de novembro, está prevista ainda a realização de um grande show na Praça da Sé, com a presença de artistas e personalidades da cultura afro-brasileira e o 3º Encontro Paulista de Hip Hop que vai incluir música, dança, poesia e grafite.