Campanha Fique Sabendo realiza testes também neste sábado

Serão 89 municípios que terão unidades de saúde abertas para testes anti-HIV

sex, 27/11/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Neste sábado, 28, 89 municípios em todo o Estado de São Paulo manterão abertas unidades de saúde para a realização de testes anti-HIV. A programação faz parte da segunda edição da Campanha Fique Sabendo, de incentivo à testagem precoce anti-HIV, promovida pela Secretaria da Saúde. A campanha, que segue até 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, tem como meta a realização de 150 mil testes. Mais de 50 mil testes já foram feitos.
 
A ação é uma iniciativa da Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP, em parceria com Instituto Adolfo Lutz. Cerca de 460 municípios aderiram à campanha e mantém postos abertos durante a semana para a realização dos testes. 
 
A Campanha visa estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV.  “A campanha está indo bem, com grande adesão da população, mas é importante que mais pessoas realizem o teste. Assim, em caso de necessidade, o tratamento clínico é iniciado muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

O Estado de São Paulo conta com 104  Centros de Testagem e Aconselhamento, entre eles 77 realizam teste rápido. Aproximadamente 2 mil unidades de saúde participam da atividade, com cerca de 30 mil profissionais da saúde de diferentes áreas. No ano passado, 383 municípios participaram da iniciativa e foram realizados cerca de 120 mil testes, entre eles 7 mil testes rápidos.

O teste anti-HIV é oferecido em todo o Estado de forma gratuita e sigilosa.  Para informar-se sobre os locais de testagem no Estado de São Paulo, acesse o site: www.crt.saude.sp.gov.br ou ligue para 0800 16 25 50

Da Secretaria da Saúde