Campanha Fique Sabendo 2010 já realizou 43,9 mil testes de HIV em SP

A estimativa é que sejam realizados 120 mil exames até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, em todo Estado

qui, 25/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios paulistas, está promovendo a campanha “Fique Sabendo” 2010, que tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, considerado fundamental para o sucesso do tratamento. De 16 a 22 de novembro já foram realizados 43.980 testes gratuitos de HIV em 309 municípios de São Paulo. Confira a tabela aqui.

Estima-se que o total de municípios participantes da campanha, 472 em todo o Estado, tenham realizado 50 mil exames até 22 de novembro.  A expectativa da Secretaria da Saúde é que até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, aproximadamente 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (resultados em cerca de 15 minutos), sejam realizados em todo o Estado.

Um total de 3,5 mil unidades de saúde aderiram à campanha. Ao todo foram mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório, entre outros.

Em alguns municípios, há ainda atividades de testagem fora dos serviços de saúde ou unidades que irão funcionar em horários alternativos, visando expandir o acesso do exame anti-HIV à população.

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o acompanhamento médico”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.

Informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.

Da Secretaria da Saúde