Campanha Eu Dou Sangue por SP termina nesta segunda, 20

Iniciativa da Fundação Pró-Sangue espera ampliar estoques nesta época de frio

dom, 19/06/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue decidiu promover uma série de iniciativas para aquecer as doações. Uma delas, a Campanha Eu Dou Sangue por SP, termina na próxima segunda-feira, 20.

Com a chegada do inverno, os hemocentros de todo o país sentem os efeitos adversos da estação. O frio afasta os doadores dos postos de coleta, fazendo com que o número de doações caia sensivelmente, o que pode vir a prejudicar o tratamento de muitos pacientes que necessitam de transfusão.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado (evitar alimentos gordurosos 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

Quem foi vacinado contra a gripe também pode doar sangue: basta aguardar 48 horas após a vacinação para estar apto. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à
doação.

Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, acesse o site ou siga-nos no twitter: @pro_sangue.

Da Fundação Pró-Sangue