Campanha estima vacinar 5,3 milhões de paulistas a partir do dia 5

Imunização vale para idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde

qua, 04/04/2012 - 9h57 | Do Portal do Governo

 

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 5,3 milhões de paulistas contra a gripe a partir deste sábado, 5 de maio. O público alvo da campanha são idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A imunização vai até 25 de maio em todo o Estado. São mais de sete mil postos, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos.

A diretora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato, esclarece que a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. Ela ressalta que a imunização é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, como pneumonias.

Para estrelar a campanha, a Secretaria de Saúde convidou a Vovó Palmirinha. Aos 80 anos, a culinarista e apresentadora estampa o material de divulgação que será distribuído a postos de saúde, farmácias, hospitais, supermercados, terminais de ônibus e estações de metrô, entre outros locais.

Do Portal do Governo do Estado