Campanha: Estação da Luz exibe banner gigante contra cigarro

Ação integra campanha para banir o hábito de fumar nas instalações da empresa, reforçando a restrição de conhecimento público

seg, 21/08/2006 - 13h54 | Do Portal do Governo

Decidida a combater o cigarro nas estações de trem com mais rigor, a CPTM começa a instalar 155 adesivos informativos de 0,70 x 0,70 cm nas unidades de maior movimento. A Estação da Luz, onde já havia símbolos de “proibido fumar” fixados no chão em proporções superdimensionadas, recebeu agora um banner gigante, de 10 x 10 m, preso ao teto sobre as plataformas da gare.

A ação integra uma ampla campanha que visa banir definitivamente o hábito de fumar nas instalações da empresa, embora a maioria da população tenha conhecimento sobre a restrição. Teve início em junho, nas estações Brás, Luz e Barra Funda, por onde circulam cerca de 800 mil pessoas diariamente. Desde então, vários departamentos aderiram ao movimento e a companhia recebeu especial apoio do público, manifestado por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário.

Os adesivos de 0,70 x 0,70cm serão colados nas estações de maior circulação: Guaianazes, Suzano, Tatuapé, Ferraz de Vasconcelos, Santo André, Mauá, São Caetano, Lapa, Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Francisco Morato, Franco da Rocha e Santo Amaro.

Saúde

A campanha terá seu ponto alto no próximo dia 29, instituído como Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na ocasião, a CPTM realizará um evento de prevenção contra a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), na Estação Brás, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tsiologia e os laboratórios Pfizer e Boehringer Ingelheim. A DPOC é conhecida também como bronquite crônica ou enfisema pulmonar, uma enfermidade respiratória causada principalmente pelo tabagismo.

A CPTM desenvolve programas de conscientização para seus funcionários e usuários com freqüência. Além de informar sobre os malefícios que a nicotina e o tabaco causam à saúde, a empresa tem outras iniciativas, como a “Campanha de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas”, realizada desde 1995. No ano passado, 20 estações participaram das atividades, resultando na distribuição de 62.390 folhetos de esclarecimento aos usuários. Nesse ano, 15 unidades já foram contempladas com a ação.

Da CPTM