Campanha do Projeto Guri pode receber doação até 30 de dezembro

O prazo para destinação termina em 30 de dezembro, empresas e pessoas físicas podem contribuir com o Projeto

seg, 22/12/2008 - 17h09 | Do Portal do Governo

Para fortalecer suas ações e aprimorar suas atividades em 2009 o Projeto Guri lança a campanha ‘Entre nessa Orquestra’. O objetivo é diversificar suas fontes de captação de recursos e multiplicar os resultados de todas suas práticas socioculturais, mobilizando empresas e pessoas físicas para o investimento social nas atividades no Projeto Guri.  A idéia é alinhar as necessidades da sociedade, das empresas e do Estado, gerando benefícios mútuos para todas as partes.

O prazo para destinação termina em 30 de dezembro, empresas e pessoas físicas podem contribuir com o Projeto.

Com mais de 48 mil alunos em seus 376 pólos, distribuídos por 302 cidades do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é há 13 anos um dos mais bem sucedidos projetos socioculturais do País. Uma história de sucesso que depende diretamente do entrosamento de todos os seus parceiros: governo, entidades, empresas privadas e pessoas físicas afinadas com a missão da inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio da música.

São inúmeras as possibilidades de contribuir com o Projeto. As opções vão desde doações únicas ao patrocínio integral de pólos, passando pelo apoio a projetos específicos e doações mensais como um sócio-colaborador.

Além disso, as contribuições podem ser deduzidas do imposto de renda por meio de leis de incentivo fiscal. Assim, as empresas e indivíduos têm a oportunidade de escolher o destino do seu imposto, investir socialmente e, no caso de pessoas jurídicas, agregar valor à sua marca.

Para saber mais sobre as formas de contribuição, os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Guri e seus resultados, basta entrar em contato com o Núcleo de Investimento Social pelo tel: (11) 3874-3355 ou acessar a seção Colabore do site www.projetoguri.org.br.

COMO CONTRIBUIR

Doação única – qualquer um pode participar. Ao fazer uma doação única, além de levar o ensino gratuito da música para milhares de guris, o investidor pode abater a contribuição do seu imposto de renda.

Sócio-colaborador – ao se tornar um sócio-colaborador do Projeto Guri, a empresa ou indivíduo contribuem com doações mensais.

Patrocínio de pólos – o trabalho do Projeto Guri está presente em 376 pólos distribuídos em 302 cidades. As empresas podem patrocinar um ou mais pólos da organização e com isso focar investimentos em uma região de sua escolha, participando ativamente do seu desenvolvimento local.

Patrocínio de projetos específicos – todos os anos o Projeto Guri desenvolve projetos especiais com vistas ao aprimoramento de suas atividades e a ampliação da sua missão sociocultural. Para 2009, estão programados projetos especiais para os quais será imprescindível o apoio de patrocinadores. Entre eles estão: Aulas-espetáculo 2009, circuito de aulas-show que percorre dezenas de cidades do Estado com importantes grupos do cenário nacional, ampliando o universo de referência musical dos ‘guris’; e Ampliação do Acervo Cultural, o qual foi implantado em 2008 levando a todos os pólos acervos de literatura e música, com o objetivo de incentivar a formação complementar à sala de aula.

Campanha de Marketing – este tipo de parceria é uma ótima oportunidade para a empresa que deseja vincular diretamente sua marca ao Projeto Guri, gerando benefícios para a causa e para os negócios. As opções são várias: reverter parte do valor das vendas de um produto ou serviço para o Guri, fazer uma campanha de relacionamento com clientes e funcionários, incluir a logomarca do Projeto Guri em seus produtos, entre outras.

Benefícios de leis de incentivo fiscal

Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – o Projeto Guri tem projetos aprovados no Ministério da Cultura e, por isso, os patrocinadores podem se beneficiar da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91). Desta forma, 100% do valor doado pode ser abatido do Imposto de Renda. O benefício é válido somente para Pessoas Jurídicas tributadas com base no lucro real, e o valor é limitado a 4% do imposto de renda devido. Pessoas físicas, que façam declaração completa do IR, também podem abater suas doações. O limite, neste caso, é de 6% do imposto de renda.

FUMCADFundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – a maioria dos 376 pólos do Projeto Guri possui certificação nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), o que nos permite captar recursos via Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCADs). As empresas interessadas em fazer doações pelo FUMCAD de algum município podem solicitar o direcionamento do recurso ao Projeto Guri e abater sua doação no Imposto de Renda, no limite máximo de 1%.

Sobre o Projeto Guri

Criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri tem como missão promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Hoje, o Projeto é gerido pela Organização Social de Cultura Associação Amigos do Projeto Guri. A entidade conta com diversos parceiros, patrocinadores e colaboradores, sendo seu principal mantenedor o Governo do Estado de São Paulo.

Graças a estas importantes parcerias e apoios, o Guri atende cerca de 48 mil crianças e jovens e está presente em 376 pólos, configurando-se como um dos mais bem sucedidos projetos da área sociocultural. Empresas privadas que queiram colaborar com o Projeto Guri podem usufruir da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Pessoas físicas também podem contribuir com o Projeto. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br.

Do Projeto Guri