Campanha do Poupatempo alerta população para importância da carteira de trabalho

Mais de 70% dos trabalhadores que vão ao Poupatempo para pedir a 2ª via da carteira tiveram seu documento perdido ou invalidado por má conservação

ter, 02/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Poupatempo inicia nesta semana uma nova campanha para despertar a população sobre a importância de preservar os documentos pessoais. Com o slogan “A maior prova do seu trabalho não pode ser danificada”, o programa quer mostrar aos cidadãos as dificuldades encontradas por aqueles que não cuidam bem de suas carteiras de trabalho.

A perda e o mau estado de conservação da carteira de trabalho – que é o único documento oficial a reproduzir, esclarecer e comprovar a vida funcional do trabalhador – podem gerar ao cidadão transtornos como a dificuldade em reaver registros antigos, encontrar um novo emprego e até para a solicitação da aposentadoria.

Números 

Pesquisa realizada nos 16 postos fixos do programa revela que mais de 70% dos quatro mil cidadãos entrevistados estavam no Poupatempo em busca da segunda via da carteira de trabalho porque perderam ou tiveram o seu documento inutilizado devido ao mau estado de conservação.

Em 2009, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) emitiu mais de 858 mil carteiras de trabalho em todo o estado de São Paulo. Cerca de 85% destes documentos foram solicitados nos Postos Poupatempo. Desde a inauguração do primeiro posto do programa, em 1997, o Poupatempo já emitiu mais de 6,2 milhões de carteiras de trabalho.

A campanha 

Para a campanha, foram preparados materiais informativos como cartazes, que estão sendo espalhados nos Postos do Poupatempo e outros locais de grande circulação, e folhetos, que serão entregues a cada cidadão que vai ao Poupatempo solicitar a emissão da carteira de trabalho. Mais de 500 mil pessoas devem ser atingidas somente nesta primeira etapa.

“Esta é mais uma campanha educativa do Poupatempo que pretende mostrar à população como cuidados simples com os documentos podem evitar grandes transtornos futuros. A partir desta conscientização, esperamos que a demanda pela 2ª via da carteira de trabalho por perda e má conservação diminua no futuro”, diz o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Conscientização 

O Poupatempo iniciou a Campanha de Conservação de Documentos em 2008, dando ênfase ao RG, serviço que só no último ano teve mais de 230 mil emissões mensais – das quais 73% foram segundas vias.

De 2008 pra cá, mais de 80 atividades de conscientização foram registradas. Somente dentro dos postos Poupatempo, mais de 1,8 milhão de cidadãos foram atingidos pela campanha.

Dicas

Como preservar sua carteira de trabalho?
Guarde em uma pasta junto com outros documentos importantes, onde ela fique bem protegida e você não esqueça.

Documento perdido pode custar tempo e dinheiro
A emissão de uma nova Carteira de Trabalho é gratuita, mas para recuperar todos os registros será necessário ir em cada uma das empresas onde você trabalhou.

Em caso de roubo, perda ou má conservação
Você terá que solicitar a 2ª via de sua Carteira. Consulte www.poupatempo.sp.gov.br ou ligue 0800 772 3633 para saber quais os documentos necessários.

Do Poupatempo