Campanha do Metrô e da CPTM conscientiza contra diabetes

O evento marcará o Dia Mundial do Diabetes

qua, 12/11/2008 - 10h18 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 14, aCPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) recebem ações de prevenção contra o diabetes, doença metabólica caracterizada por aumento anormal da glicose no sangue. O evento marcará o Dia Mundial do Diabetes.

Na CPTM, a campanha ocorre no Espaço Cultural, na Estação Brás, das 10h às 14h. Os usuários que passarem pelo local terão a oportunidade de receber material informativo sobre os perigos da doença, realizar testes de glicemia e medir a pressão arterial, gratuitamente. A ação será realizada em parceria com a ONG Girassol e a Escola de Enfermagem Carlos de Campos.

No Metrô, realizada pela Associação de Diabetes Juvenil, a ação acontece das 9 às 17 horas na estação Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde). Durante o mutirão, uma equipe fará 2.000 testes de glicemia gratuitamente. Nos casos em que for diagnosticada a doença, a pessoa será encaminhada para tratamento. Haverá também distribuição de folhetos informativos sobre o Diabetes.

Dia Mundial do Diabetes

O dia 14 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial do Diabetes. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cientista Frederick Banting que, em parceria com Charles Best, em 1921, descobriu a insulina. O fato rendeu a Banting o Prêmio Nobel de Medicina, em 1923.

As manifestações mais comuns do Diabetes são o Tipo 1 (DM1), doença auto-imune caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina e o Tipo 2 (DM2), que possui um fator hereditário maior que no Tipo 1, além de ter grande relação com a obesidade e o sedentarismo.

Serviço

Dia Mundial contra o Diabetes
Data: 14 de novembro
Estação Brás da CPTM
Espaço Cultural CPTM
Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº
Horário: das 10h às 14hEstação Alto do Ipiranga do Metrô
Endereço: Av. Dr. Gentil de Moura, s/nº
Horário: das 9h às 17h
Entrada franca para usuários e R$ 2,40 para o público externo.

Da CPTM

(M.C.)