Campanha do hospital de Bauru identifica 40 casos de hepatite

Pacientes serão tratados e acompanhados por uma equipe multifuncional

ter, 27/04/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Cerca de quatro mil pessoas participaram da campanha de diagnóstico de hepatites realizada pelo Hospital Estadual de Bauru (HEB) entre os dias 12 e 17 de abril. Desse total, mais de 1.650 pessoas foram submetidas ao teste de detecção da doença.

Entre os pacientes testados, 36 tiveram resultado positivo para hepatite C e quatro para hepatite B. Eles foram encaminhados para o ambulatório de hepatites virais do HEB para avaliação do estágio da doença por meio de exames mais específicos.

O médico Gustavo Kawanami, um dos coordenadores do trabalho, afirma que “a cada campanha verificamos que o percentual de portadores de hepatite aumenta. Isso pode significar que as pessoas estão perdendo o medo de fazer o teste. Este tipo de trabalho (campanha) é importante para diagnóstico de doenças silenciosas como a hepatite”.

Os pacientes serão tratados e acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicóloga, nutricionista e assistente social.

No ano passado o trabalho desta equipe foi reconhecido com o segundo lugar na categoria “atendimento ao cidadão” do Prêmio Ideia Saudável, promovido pela Secretaria da Saúde de São Paulo.

Do Hospital Estadual de Bauru