Campanha do HC esclarece população sobre diabetes

Restaurante virtual e teste de glicemia marcam o dia Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes

qua, 12/11/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, dia 14 de novembro, o Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promove campanha de esclarecimento à população.

A partir das 9h, especialistas realizarão atividades educativas, com foco no risco de desenvolver diabetes, doença que acomete milhares pessoas por ano e que pode desencadear graves problemas, se não diagnosticada e tratada precocemente.

O restaurante virtual self-service será uma das atrações. A mesa será montada no Prédio dos Ambulatórios, por onde circulam diariamente 10 mil pessoas. Nela, constarão cartelas e pratos virtuais onde os participantes serão orientados a montar a refeição mais adequada e saudável.

Computadores também estarão à disposição para o acesso a questionário que irá indicar, após o seu preenchimento, se o usuário tem risco de desenvolver a doença. Caso afirmativo, a pessoa será submetida ao teste de glicemia capilar, o que possibilita conhecer os níveis de açúcar no sangue.  O teste não leva mais de 30 segundos entre a picadinha no dedo e o resultado.

A campanha tem encerramento previsto para as 15h00. A organização é da Prof. Dra. Márcia Nery, chefe da Unidade de Diabetes do HC. O Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC funciona à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Cerqueira César, próxima à estação do Metrô Clínicas.

Diabetes

O diabetes é uma enfermidade que provoca o aumento da quantidade de açúcar (glicose) no sangue por falta absoluta ou relativa de insulina.  Os sintomas da doença são cansaço, perda de peso, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o tempo, podem surgir sérios problemas nos olhos – levando até a cegueira.

Os casos de diabetes podem ser do  Tipo 1 e Tipo 2. No tipo 1 a produção de insulina é muito pequena desde o início e, por isso, os seus portadores precisam usá-la desde o início. O tipo 2 ocorre muito em família e é associado a sedentarismo e obesidade. Alimentação correta, exercícios físicos, controle de peso e, em alguns casos, medicamentos orais ou insulina ajudam no controle desse tipo de diabetes.

Do Instituto Central do HC