Campanha do Corpo de Bombeiros estimula a doação de sangue

Os doadores terão todo o mês de julho para dar sua contribuição

ter, 26/06/2007 - 10h01 | Do Portal do Governo

Começa na próxima segunda-feira, 2 de julho, a quarta edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom”. Durante todo o mês de julho, os bombeiros do Estado estarão empenhados em conseguir o maior número possível de doações voluntárias de sangue para a campanha, realizada pelo Comando do Corpo de Bombeiros em parceria com a Fundação Pró-Sangue, instituição sem fins lucrativos ligada à Secretaria Estadual da Saúde.

A edição deste ano tem como objetivo superar o número de doações em relação a 2006, quando a corporação conseguiu 9.742 doadores. Para estimular a participação, desde 2005 é organizada uma competição. A unidade operacional e o Grupamento de Bombeiros (GB) que conseguir mais doações ao final da campanha ganham um troféu.

A partir do ano passado, foi criada uma nova regra para a competição e as unidades puderam contar com o apoio de civis na campanha. O doador vai ao posto, diz por qual grupamento está doando e conta para os efetivos das unidades. Assim, cada GB também ajuda na campanha divulgando em escolas, faculdades e quartéis.

No ano passado, com a participação dos civis, o número de doações foi 278 % maior do que em 2005 e quem se sagrou campeão foi o 9º GB, de Ribeirão Preto. O capitão Mauro Lopes dos Santos, chefe da seção de comunicação do Corpo de Bombeiros, no entanto, faz questão de ressaltar que a competição é apenas uma forma de incentivar a campanha. “Não queremos valorizar a competição, mas sim a doação de sangue. A competição é secundária, é uma motivação a mais para que as unidades possam doar o máximo de sangue possível”.

O grande volume de doações em 2006, além de normalizar os estoques da Pró-Sangue, tornou possível a “exportação” de sangue para outros Estados. “Como sobrou material, a Fundação Pró-Sangue mandou uma boa quantidade para Pernambuco”, lembrou o capitão, orgulhoso.

Histórico

O projeto “Bombeiro Sangue Bom” começou em 2004, quando os bombeiros tiveram apenas um dia para realizar a doação. Como muitos não podiam deixar os postos de trabalho, apenas quem estava de folga conseguiu doar. Em função disso, a organização repensou a campanha e, em 2005, estendeu o período para um mês.

“O mês de julho foi escolhido por dois motivos: o primeiro é que o dia 2 é o Dia do Bombeiro e este é, portanto, um mês de comemorações para a categoria; segundo porque, como é mês de férias e durante o inverno, as doações caem muito nos hemocentros”, explica o capitão Mauro Lopes.

Serviço

Postos de coleta da Pró-Sangue na cidade de São Paulo

POSTO CLÍNICAS

HC – Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar

De segunda a sexta-feira das 7hs às 20h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

Estacionamento gratuito por até duas horas, Estapar – Garagem Clínicas POSTO MANDAQUI

R. Voluntários da Pátria, 4301

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Sábado das 8h às 16h.POSTO DANTE PAZZANESE

Av. Dante Pazzanese, 500

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados das 8h às 16h.

Mais informações sobre a campanha “Bombeiro Sangue Bom” ou sobre os postos de coleta podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-0977, ramal 368

Daniel Cunha

Da Secretaria de Segurança Pública