Campanha do Agasalho: Aqueça o coração. Doe um agasalho

Um dos objetivos é atingir a doação de pelo menos 18 milhões de peças

qua, 10/05/2006 - 14h41 | Do Portal do Governo

“O inverno está ai. Não dá para ser frio nesta hora. Doe um agasalho”, com essa frase a Campanha do Agasalho 2006 foi lançada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fussesp, Renéa Lembo, na manhã desta quarta-feira, 10/05, no Palácio dos Bandeirantes. A meta é superar os 18 milhões de peças arrecadadas no ano passado.

A idéia da campanha é incentivar as pessoas a doarem peças como malhas de lã, casacos, moletons, calças, botas, sapatos, meias, camisas e cobertores, entre outros, em bom estado, para que os mais carentes tenham condições de passar, pelo frio, protegidos.

Para Renéa Lembo, as doações têm uma grande importância pelo gesto em si e não só pelo conforto gerado pelos agasalhos, que servirão de proteção contra as baixas temperaturas. “A exemplo do ano passado, a doação significa mais do que um pessoa aquecida. O gesto significa o amor e o respeito que os paulistanos têm ao próximo”. 

Na ocasião, Roberto Dualibi, presidente da agência de propaganda DPZ, apresentou a campanha institucional, desenvolvida gratuitamente e, estreladapelo ator Selton Mello, que cedeu sua imagem para as peças publicitárias. Dualibi falou que a Campanha se tornou um símbolo de colaboração entre os setores da sociedade, empresas, órgãos públicos, atores e outros. Além disso, ressaltou que a campanha é um grande instrumento de educação, pois a solidariedade educa e prepara as pessoas para a vida em sociedade. “Doar, é aprender a viver em sociedade e ser solidário”.

Como na edição anterior, muitos parceiros e colaboradores estavam presentes na cerimônia, pois a campanha conta com o apoio de órgãos governamentais, empresários, comerciantes, imprensa e com grande participação da sociedade civil.

Os itens arrecadados serão distribuídos nos 645 municípios do Estado pelos fundos municipais, incluindo a Capital do Estado, que participa pela primeira vez da Campanha. O Fussesp também vai repassar os donativos para hospitais, albergues e para as 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas no Fundo. Os 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano, IDH, baixos segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, também receberão doações, como aconteceu ano passado.

Como participar

Para obter informações sobre como participar da Campanha do Agasalho 2006 as pessoas podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br ou pelo: (0xx11) 3874-6738. Ainda no site, é possível cadastrar entidades ou estabelecimentos interessados em colaborar com a coleta dos agasalhos.

Christiane Rocha