Campanha do Agasalho 2007 mobiliza parceiros pela cidadania

A arrecadação será encaminhada para as mais de 1,8 mil entidades

ter, 12/06/2007 - 14h52 | Do Portal do Governo

Lançada no dia 3 de maio pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, a Campanha do Agasalho 2007 mantém uma rede de solidariedade e mobiliza parceiros. A exemplo das edições anteriores, a arrecadação será encaminhada para as mais de 1,8 mil entidades assistenciais cadastradas, além de hospitais e albergues.

A coordenadora da Campanha, Regina Rocha, informa que durante o mês de maio e os primeiros dias de junho, a maior parte dos esforços foram concentrados na distribuição das 18 mil caixas de arrecadação de donativos por todo o Estado e no credenciamento de parceiros. “É sempre bom lembrar que as parcerias podem ser formalizadas até o último dia, porque toda contribuição é mais que bem-vinda”, ressalta.

Além das caixas coletoras, o Fundo Social também distribui sacolas de arrecadação. “Foram produzidas 400 mil unidades que estão sendo enviadas para fábricas, escolas, residências, etc.”, explica Regina. As sacolas funcionam como uma opção para os locais em que a colocação da caixa não é a melhor alternativa para o parceiro.

Várias formas de participar

O Banco Itaú foi um dos que optou por sacolas de arrecadação e as enviou para suas unidades administrativas. Além de estimular a participação, o grupo aproveita a oportunidade para fazer a integração entre seus funcionários: “É promovida uma grande gincana de arrecadação no centro administrativo. Os funcionários competem de forma saudável para ver quem consegue angariar mais donativos”, relata Regina Rocha. O banco contabiliza a arrecadação e ainda doa a mesma quantidade em cobertores.

A Assembléia Legislativa do Estado também está engajada e vem promovendo uma gincana, envolvendo os funcionários da Casa. O objetivo é arrecadar novelos de lã para a produção de gorros que, posteriormente, serão doados à população carente. Na gincana, serão distribuídos prêmios para os funcionários que mais se destacarem nas doações.

Toda lã arrecadada será doada a uma rede social. São 180 instituições ligadas em rede pelo Instituto do Terceiro Setor (Intese). Cada instituição receberá kits para confeccionar gorros e cada tricoteira ou crocheteira receberá 1 real por gorro confeccionado. O Fundo de Solidariedade doou 250 quilos de lã para a iniciativa, o suficiente para confeccionados cerca de 10 mil gorros – que, claro, serão doados para a Campanha do Agasalho.

Já a Associação da Liga das Senhoras Muçulmanas conseguiu angariar cerca de 5 mil peças, entre cobertores a agasalhos, durante almoço realizado no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de cerca de 400 senhoras.

Doações que aquecem

“Conseguimos realizar a Campanha do Agasalho com essa amplitude porque podemos contar com parceiros em várias áreas”, enfatiza Ricardo. A campanha publicitária institucional é desenvolvida pela agência DPZ, que realiza gratuitamente o trabalho todos os anos. As caixas de papelão onde as pessoas podem depositar os donativos foram doadas pelo Conselho Administrativo da Klabin.

As doações chegam de toda parte. A Receita Federal em São Paulo formalizou a doação de tecidos apreendidos em operações realizadas pela alfândega no Porto de Santos. A doação inclui tecidos e camisetas que perfazem mais de R$ 2,2 milhões em mercadorias. As camisetas serão doadas para a Campanha do Agasalho e, os tecidos, para entidades assistenciais e Fundos Municipais que desenvolvem projetos sociais na área de costura.

Segundo Regina Rocha, a previsão é que a Campanha seja encerrada em meados de julho. Ela destaca que um dos eixos da campanha é contribuir para aumentar a auto-estima de quem recebe a doação. “Por isso pedimos às pessoas que observem o estado de conservação das peças que estejam doando. Esperamos poder ajudar as pessoas a resgatarem a sua auto-estima. Muito mais do que aquecer neste inverno, estamos falando aqui em cidadania”.

Joice Henrique