Campanha detecta casos de HIV, hepatite e sífilis

Até 1º de dezembro serão oferecidos 150 mil testes em todo o Estado

sex, 23/11/2012 - 12h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saúde inicia nesta sexta, 23, em todo o Estado, uma ampla campanha para detectar precocemente casos de HIV, hepatite e sífilis. Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, 150 mil exames gratuitos para diagnósticos do vírus HIV, além de sífilis e hepatites B e C, serão oferecidos na ação, realizada pelo Programa Estadual de DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de saúde.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A campanha Fique Sabendo visa incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças. Do total de exames, 30 mil serão testes rápidos anti-HIV. Ao todo, 526 municípios do Estado aderiram à ação, que será realizada em pelo menos duas mil unidades de saúde. Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna, a campanha tem como objetivo alertar a população para a importância de se realizar o exame, que está disponível na rede pública de saúde durante o ano todo.

O teste rápido do HIV, feito a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue, leva 40 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. Os testes de sífilis e hepatites B e C utilizam a mesma tecnologia e são tão importantes quanto o de HIV. Em caso de soropositividade, possibilita tratamento precoce, interrupção da transmissão de mãe para filho, assim como para parceiros. Informações sobre as unidades participantes da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-162550) e no site do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.

Do Portal do Governo do Estado