Campanha de vacinação para idosos vai até 8 de maio

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou no dia 25 de abril  a campanha de vacinação contra gripe em idosos. Até o dia 8 de maio serão […]

qui, 23/04/2009 - 11h51 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou no dia 25 de abril  a campanha de vacinação contra gripe em idosos.

Até o dia 8 de maio serão vacinadas 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 4,5 milhões de idosos residentes no estado.

A população contará com cerca de três mil postos fixos e duas mil unidades volantes para tomar a dose, funcionando das 8h às 17h.

A distribuição e aplicação envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.500 asilos e casas de repouso instalados em todo o estado. Em 2008, São Paulo teve 81,93% de adesão à campanha.

“Essa campanha de vacinação está agora em seu 11º ano e a experiência mostra que ela tem um papel importante no sentido de redução de doenças ligadas à gripe, inclusive doenças respiratórias”, observou o governador José Serra após tomar a vacina.

Além da vacina contra o vírus influenza, a população terá também à disposição a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

A abertura oficial do evento, no auditório do Instituto Butantan, zona oeste da capital paulista, contou com as presenças do governador José Serra e do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, além do trapalhão Dedé Santana, garoto-propaganda da campanha. Dedé e outros 20 idosos do Centro de Referência do Idoso da Zona Leste foram vacinados na abertura do evento.