Campanha de vacinação contra sarampo e polio termina nesta sexta (31)

Meta da campanha iniciada em agosto é vacinar 95% do público-alvo, que compreende 2,2 milhões de crianças entre 1 e 5 anos de idade

seg, 27/08/2018 - 14h34 | Do Portal do Governo

A menos de uma semana para encerrar a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, o Estado de São Paulo ainda pretende vacinar mais 770 mil crianças. A meta da campanha iniciada no dia 4 de agosto é vacinar 95% do público-alvo, que compreende 2,2 milhões de crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos.

“Contamos com os pais e responsáveis para que continuem mobilizados para levar as crianças aos postos de vacinação. A vacina é segura e é indispensável para a eliminação de riscos da circulação de pólio e sarampo no Estado de São Paulo”, diz Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria da Saúde.

A pasta orienta as prefeituras paulistas para que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a vacina contra sarampo produzida pelo laboratório BioManguinhos. Além deste produto, os municípios também estão recebendo, a partir desta semana, a vacina produzida pelo Serum Institute of India, enviada pelo Ministério da Saúde, e que contem a referida proteína. Essa vacina poderá ser aplicada normalmente nas crianças não alérgicas.

“Não há motivo para preocupação. No Brasil, a incidência de alergia ao leite de vaca é de 2%, portanto, trata-se de uma situação rara”, explica Helena Sato. A reação alérgica pode ter como sintomas coceira, náusea, diarreia nas duas primeiras horas após a ingestão do alimento ou produto com o componente. Diante de qualquer suspeita, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ao médico.

Não há registro de casos de paralisia infantil em SP há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

A imunização contra o sarampo é feito por meio da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba. O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses, com um reforço aos 15 meses por meio da aplicação da tetraviral, que inclui a imunização contra varicela.

A doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio. “Os principais indícios do vírus são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento inflamações avermelhadas na pele. Ao perceber os sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente atendimento médico”, afirma o especialista do Instituto Emílio Ribas, Ralcyon Teixeira.