Campanha de vacinação contra a rubéola terá megaoperação nesta última semana

Objetivo é imunizar pessoas com idade entre 20 e 39 anos

sáb, 06/09/2008 - 10h14 | Do Portal do Governo

A Campanha de Vacinação contra a Rubéola entra na última semana. Para atender os interessados na imunização, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar uma megaoperação. Em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos e secretarias municipais de saúde, postos de vacinação serão montados em 34 estações do Metrô, 34 estações de trem (CPTM) e oito terminais do Corredor Metropolitano (EMTU), além do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O objetivo é facilitar o acesso das pessoas com idade entre 20 e 39 anos à vacinação, que ocorrerá de 8 a 12 de setembro, das 17h às 20h, horário de maior movimento nas estações. Em Cumbica a vacinação ocorrerá das 8h às 20h.

No sábado, dia 13, 15 estações do Metrô também terão postos de vacinação abertos das 8h às 17h. Por dia, 6,4 milhões de usuários circulam nas estações e terminais.

Até o dia 1º de setembro, 59,26% dos 13,5 milhões de homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos já havia sido imunizada. “A faixa etária alvo da campanha é de uma população economicamente ativa. Para facilitar o acesso, vamos montar postos de saúde dentro das estações. As pessoas não precisarão alterar sua rotina para tomar a vacina” explica Helena Sato, diretora da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante a campanha o foco serão os paulistas entre 20 e 39 anos de idade. 

Veja onde estarão os pontos de vacinação

Metrô

 

Sábado

 

Itaquera

x

Artur Alvim

x

Patriarca

 

Vila Matilde

 

Penha

 

Guilhermina/Espe

 

Carrão

 

Tatuapé

x

Belém

 

Brás

x

Anhangabaú

x

Barra Funda

x

x

Jabaquara

x

São Bento

x

Ana Rosa

x

Paraíso

x

São Joaquim

 

Liberdade

x

Luz

 

Tietê

x

Santana

x

Tucuruvi

 

Largo Treze

x

Santo Amaro

 

Alto Ipiranga

 

Vila Madalena

 

Imigrantes

 

Saúde

 

Campo Limpo

 

Vila das Belezas

 

Capão Redondo

 

 

Trem

 

Itaquera

Brás/Área Livre

Barra Funda

Luz/Área Livre

Santo Amaro

Francisco Morato

Caieiras

Franco da Rocha

Perus

Pirituba

Lapa

Itapevi

Barueri

Carapicuíba

Jandira

Osasco

Vila Olímpia

Cidade Universitária

Rio Grande da Serra

Ribeirão Pires

Mauá

Santo André

São Caetano do Sul

Guaianazes

São Miguel Paulista

Jardim Helena

Jardim Romano

Itaim Paulista

Grajaú

Mogi das Cruzes

Brás Cubas

Ferraz de Vasconcelos

Suzano

Poá

 

EMTU

 

São Mateus

 

Jabaquara

 

Santo André

 

S. B. do Campo

 

Sônia Maria

 

Cotia

 

Campinas

 

Santos

 

Da Secretaria da Saúde

(C.C.)