Campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo

Público-alvo são pessoas acima dos 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, profissionais da saúde e indígenas

ter, 08/05/2012 - 17h00 | Do Portal do Governo



O inverno está chegando e com ele o aumento na incidência de gripe. Para diminuir o número de pessoas infectadas ou internadas com o vírus, o Governo do Estado realiza até o dia 25 de maio a campanha de vacinação contra a gripe.

Desde sábado, 5 de maio, data do início da campanha, 965,4 mil pessoas já foram vacinadas em todo o Estado, sendo 637 mil idosos com 60 anos ou mais; 222,8 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade; 64,5 mil gestantes; 40,8 mil trabalhadores da saúde; e 1,5 mil indígenas.

A meta do governo é imunizar 5,3 milhões de paulistas, 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha. As crianças que estão tomando esta vacina pela primeira vez precisam receber uma segunda dose um mês depois da primeira. Crianças que já foram levadas aos postos de saúde na campanha de 2011, só precisam receber uma dose neste ano.

Surpresa, este foi o sentimento de Palmirinha Onofre ao ser convidada para estrelar a campanha. “Abracei com todo amor e carinho, porque é muito importante. Já fui vacinada e não dói nada”. Teresinha Celes Felício Reis, que estava no Centro de Referência do Idoso no dia do lançamento da campanha, sabe da importância da imunização. “É espetacular, todos os idosos deveriam tomar”, revelou Teresinha. 

A diretora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, doutora Helena Sato, lembra que ninguém deve temer a vacina. “As pessoas não precisam ter medo, porque além de não doer nada, apenas 10% das pessoas vacinadas têm febre após tomar a vacina. Portanto, não há grandes efeitos”.

São mais de 7 mil postos de vacinação, 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos abertos de  segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até o dia 25 de maio para esta campanha.


Do Portal do Governo do Estado