Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada por uma semana

Imunização protege contra três tipos de vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B

qui, 24/05/2012 - 10h55 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 1º de junho, sexta-feira. Devem tomar a vacina idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais da área da saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a vacinação contra a gripe Influenza possui uma eficácia de até 90% em pessoas sadias.

ASSISTA AO VÍDEO
Campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo 

O alergista e imunologista da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Júlio de Mesquita Filho, Antonio Zuliani, destaca a importância da campanha. “Todos devem seguir essa recomendação. Algumas pessoas têm um pouco de medo porque acham que ao tomarem a vacina terão gripe. Provavelmente, aqueles que tiveram algum tipo de efeito é porque já tinham estado em contato com o vírus, portanto, não tinha anticorpos suficientes e já estava contaminado”, explicou.

A campanha protege a população contra três tipos de vírus Influenza: A H1N1, responsável pela pandemia que se disseminou em 2009, A H3N2 e B. A orientação da Secretaria é que o público alvo da campanha tome a vacina e assim fique preparado para a chegada do inverno. Segundo Zuliani, a frequência e a gravidade das reações alérgicas às vacinas são baixíssimas.

Os mais de sete mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, funcionam das 8h às 17h. Ao todo, 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, estão envolvidos na ação. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar contra a gripe 5,3 milhões de paulistas em todas as regiões do Estado, número correspondente a 80% dos 6,6 milhões de pessoas que compõem o público-alvo da campanha.

Do Portal do Governo do Estado