Campanha de segurança leva motorista a refletir sobre acidentes

A partir de segunda-feira, 3, a Renovias inicia distribuição de folhetos nos pedágios com o tema colisão traseira

sáb, 01/03/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

Distrações, excesso de velocidade e desrespeito às leis de trânsito podem gerar grandes conseqüências aos motoristas, passageiros e pedestres. Para levar os condutores a refletir sobre a importância de dirigir com responsabilidade e alertar sobre os riscos da imprudência, a Renovias lança em março sua nova campanha educacional de segurança no trânsito Direção Legal – Sinal Verde para a Vida.

A partir desta segunda-feira, 3, a concessionária inicia a distribuição de folhetos nas praças de pedágio com o tema colisão traseira. “Neste ano, o material da campanha traz fotos e frases que demonstram situações de acidentes e transmitem a mensagem de que é possível evitar grandes estragos, como perdas humanas e materiais, tendo mais cautela e respeito no trânsito”, destaca o gerente de operações de tráfego, engenheiro Rogério Bahú.

Mensalmente, a Renovias irá distribuir 30 mil folhetos, alternando em cada período as orientações sobre colisão traseira, os riscos do excesso de velocidade e as graves conseqüências dos atropelamentos. No total, 360 mil folhetos serão entregues aos usuários da malha viária até fevereiro de 2009. Também serão instaladas 24 faixas-banner ao longo das rodovias SP-340 e SP-344, nos trechos de maior volume de tráfego, despertando a atenção dos motoristas para os temas da campanha.

De acordo com Bahú, o objetivo dessas ações é reduzir acidentes e principalmente o número de mortes. “Muitos motoristas sabem quais são os riscos, mas deixam a responsabilidade de lado e trafegam com imprudência”, comenta. A realização de campanhas de segurança integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), criado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Essas ações são contínuas e vêm sendo realizadas desde o início da concessão.

O Sistema Renovias é formado por cinco rodovias entre Campinas, o Circuito das Águas e o Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), numa extensão de 345,6 quilômetros.

Da Artesp

(I.P.)