Campanha de saúde mobiliza presídios femininos

Serão realizados exames de Papanicolau e mamografia nas sentenciadas com mais de 50 anos ou com indicação médica

ter, 16/09/2008 - 8h55 | Do Portal do Governo

Reeducandas de penitenciárias do Estado são avaliadas desde julho por exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, graças à parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), e a Secretaria da Saúde.

O acordo prevê que uma unidade móvel de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos percorrerá as unidades prisionais até novembro. Nos locais, serão realizados exames de Papanicolau e mamografia nas sentenciadas com mais de 50 anos ou com indicação médica.

Estima-se atingir, ao todo, população de aproximadamente 4,7 mil mulheres para os exames de Papanicolau e de 340 para o de mamografia. A Coordenadoria de Saúde da SAP pretende tornar a campanha uma ação de rotina dentro do Programa de Saúde da Mulher, assim como ocorre em algumas unidades, casos específicos da Penitenciária Feminina de Tremembé, do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara e do CRF de Rio Claro.

Tratamento – A equipe de profissionais, integrada por enfermeira, técnicas e auxiliares de enfermagem, envia os exames coletados ao Hospital de Câncer de Barretos, que os submete à leitura em seu Departamento de Anatomia Patológica. As pacientes com exames alterados serão encaminhadas para tratamento em local referenciado pelos coordenadores do projeto.

Até agora, a unidade móvel passou pelos CRFs de Piracicaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto, Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I e II de Franco da Rocha, além das penitenciárias femininas de Campinas, capital e de Ribeirão Preto. Na Penitenciária Feminina Sant’Ana, as reeducandas assistiram à peça teatral educativa Brincando com a Vida, que explica, de maneira lúdica e bem-humorada, a importância dos exames ginecológicos na manutenção da saúde feminina.

Dos 872 exames iniciais realizados, 5% apresentaram algum tipo de alteração. Os encaminhamentos necessários nesses casos serão feitos pelos responsáveis técnicos de cada unidade, em conjunto com a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário e a Secretaria da Saúde.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)