Campanha de renegociação de dívidas dos mutuários da CDHU supera meta

Objetivo do Fique em Dia com sua Casa era arrecadar R$ 126 mi. A dois meses do término, já atingiu R$ 133 mi

qui, 10/11/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

A campanha Fique em Dia com sua Casa, lançada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para regularizar a situação contratual e financeira de mutuários inadimplentes em todo o Estado, já superou a meta estabelecida no início do semestre. Desde junho deste ano foram realizados 350 plantões e cerca de 37.400 famílias conseguiram recalcular e renegociar suas dívidas. As negociações gerarão recorde de arrecadação, um total de R$ 133,5 milhões já renegociados até o final de outubro. Pessoas que adquiriram o imóvel por meio de contratos de gaveta também puderam transferir o financiamento para o próprio nome e assinar contrato com a CDHU.

Em todo o Estado, a CDHU possui 340 mil contratos ativos em cobrança. Em março deste ano, mais de 97 mil estavam inadimplentes, ou seja, com três ou mais prestações em atraso. A campanha Fique em Dia com sua Casa foi lançada em junho, com o objetivo de mudar este cenário, oferecendo facilidades para a renegociação das dívidas e oportunidades para transferência de imóveis. Nos plantões, as multas e juros de mora são eliminados e o mutuário também tem a chance de pagar à vista de uma a três parcelas em atraso e renegociar o total da dívida e o pagamento de todas as outras prestações em atraso.

Quando foi lançada, a campanha tinha como meta renegociar R$ 126 milhões em dívidas, equivalentes a 45% do então saldo credor da CDHU junto a seus mutuários, calculados na ocasião como R$ 279 milhões. A meta já foi superada em outubro, alcançando a renegociação de R$ 133,5 milhões em dívidas, equivalentes a 50% do que a Companhia mantinha como saldo credor antes do início da campanha. E só na capital paulista, dos 80 plantões previstos, ainda faltam 30 a serem realizados.

De junho para cá, foram convocadas 89.782 famílias em situação irregular, das quais 37,4 mil foram atendidas ? um índice de presença superior a 36%. Dessa forma, a partir do sucesso da campanha, o índice médio de inadimplência dos mutuários da CDHU, que era de 30%, já caiu para atuais 25%.

Os plantões da campanha fazem parte de um conjunto de medidas que serão implantadas nos próximos quatro anos para modernização da gestão do patrimônio da CDHU. Estavam previstos nessa campanha 397 plantões, dos quais 350 já foram realizados. Com a iniciativa, a Companhia deve conseguir um incremento de R$ 50 milhões para o orçamento deste ano. Em 2010, a CDHU arrecadou R$ 390 milhões em prestações de mutuários. A previsão era elevar essa cifra para R$ 400 milhões neste ano, antes do início da campanha de renegociação de dívidas.

“Com esse superávit de R$ 50 milhões, poderemos otimizar a multiplicação de empreendimentos CDHU no Estado e também modernizar alguns de nossos empreendimentos”, comemora o secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres, ressaltando que a cifra equivale a 12,5% da arrecadação prevista para a Companhia em 2011. “Além disso, pretendemos reduzir a inadimplência dos mutuários para 15% em três anos”, completa.

Serviço

Ao longo de toda a semana, interessados em regularizar o débito ou contrato também podem comparecer aos núcleos regionais ou postos de atendimentos da CDHU. Pela Internet (www.habitacao.sp.gov.br) ou pelo telefone 0800 880 2146, o interessado poderá se informar sobre a campanha, verificar os locais dos plantões e os documentos necessários para a negociação.

O mutuário pode também pelo site obter informações sobre o financiamento, emitir boletos de pagamento, calcular o débito, parcelar dívida, fazer propostas de renegociação, entre outros serviços.

Da CDHU