Campanha de regularização reduz inadimplência na CDHU

Plantões de atendimento resultam no menor índice de inadimplência dos últimos três anos

qua, 23/05/2007 - 13h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação anunciou nesta terça-feira  (22) que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) atingiu o menor índice de inadimplência dos últimos três anos. Fechou o mês de março em 23,4%, número que chegou a quase 30% no início do ano, quando tomou posse a nova diretoria da CDHU e a equipe da Secretaria.

“O índice ainda é alto, mas já é o melhor dos últimos anos e nós vamos continuar trabalhando para diminuir a inadimplência”, declarou o secretário e presidente da Companhia, Lair Krähenbühl.

Essa queda é resultado de medidas que a CDHU implantou para recuperar o crédito habitacional e estimular a negociação de débitos dos inadimplentes. É o programa “Sempre em Dia”, que reduziu os juros das prestações em atraso de 12,5% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito com recursos próprios ou utilizando o FGTS, que também pode ser empregado na quitação do saldo devedor. E quem quitar a dívida tem isenção total dos juros e da correção monetária.

Em março, a CDHU também bateu um recorde histórico. Atingiu a maior arrecadação mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira de 287 mil mutuários. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso havia mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês. Tudo isso também é reflexo das ações que a  empresa vem implantando.

Técnicos da Gerência de Recuperação de Créditos Imobiliários da CDHU fazem plantões nos conjuntos habitacionais para chegar mais perto dos mutuários e agilizar a negociação de débitos. É uma mobilização que acontece em todo o Estado de São Paulo, envolvendo os 11 escritórios regionais da Companhia, além da Capital e da Região Metropolitana.

A Regional de Bauru registra a maior recuperação de créditos com um índice de inadimplência de 18,69%, vindo logo a seguir pelo escritório de Marília, com 18,93% dos mutuários com mais de três prestações em atraso.

Os mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem acessar o site www.cdhu.sp.gov.br. Lá, eles têm acesso a informações sobre o financiamento, emissão de boletos de prestações, cálculo do parcelamento da dívida, acordos e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Na próxima semana, mutuários que moram na Capital terão mais uma oportunidade para aderir ao programa. É que a CDHU colocará à disposição deles um estande no 3º Feirão Caixa da Casa Própria, que será realizado entre os dias 24 e 27 de maio, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, zona Norte. Ali, técnicos da Companhia estarão disponibilizando informações e efetuando acordos financeiros para parcelamento de dívidas, além de outros serviços como a emissão de boletos para o pagamento de prestações em atraso.

Da CDHU