Campanha de Multivacinação no Estado é aberta pelo governador Mário Covas e o ministro José Serra

Meta desta segunda etapa da campanha é imunizar mais de três milhões de crianças

sáb, 19/08/2000 - 14h02 | Do Portal do Governo

Sábado, 19 de Agosto de 2000
O governador Mário Covas e o ministro da Saúde, José Serra, abriram na manhã deste sábado, dia 19, a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação no Estado. Nesta última fase da campanha deste ano, o objetivo é imunizar mais de três milhões de crianças. A abertura da campanha, realizada no Posto de Saúde de Pinheiros, também contou com a presença do secretário estadual da Saúde, José Guedes.
Na ocasião, o governador elogiou o engajamento da imprensa na divulgação do Dia Nacional de Vacinação. Ele disse que o sucesso da campanha é resultado da integração de todos os segmentos e que a imprensa tem a capacidade de reforçar para as pessoas a importância do combate a paralisia infantil. Covas também elogiou o atendimento do Estado na área da saúde. “Não só no aspecto de prevenção, como no caso da vacinação, mas também no atendimento hospitalar, não estamos muito longe dos índices internacionais”. O governador citou como exemplo o Programa do Médico de Família, conhecido como Qualis, que realiza atendimento domiciliar para comunidades de bairros, e tem dado bons resultados.
Finalizando, ele destacou que pesquisas recentes demonstraram que os usuários dos serviços de saúde do Estado estão mais satisfeitos com o atendimento que tem recebido. ‘Quem reclama é quem não conhece os serviços e está mau informado, por isso acabam formando uma opinião ruim, porque falam de ouvir falar”, disse ele.
A primeira criança a receber a segunda dose, de reforço, para imunização da poliomielite foi Lívia Albuquerque. A garotinha, de 11 meses, foi levada ao posto de vacinação pela mãe, Katiane Prasini, que disse considerar mais importante o fato de sua filha estar protegida. “Casualmente ela foi a primeira, mas o que importa é a segurança que a segunda dose da vacina proporcionou para ela”.
Em todo o Estado, estão mobilizados 73 mil profissionais da área da saúde, 3.700 veículos e 15 barcos para atender aproximadamente 3,37 milhões de crianças. Cinco milhões de doses de vacinas contra a poliomielite e 2,06 milhões de doses contra outras doenças estão disponíveis em São Paulo, para a vacinação de crianças de zero até cinco anos de idade. A meta nacional é imunizar 16 milhões de crianças e a expectativa do Ministério da Saúde é de que todos os estados cheguem a um índice de 90% de crianças vacinadas. Número que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o mais seguro.
O ministro José Serra destacou a importãncia da vacinação contra a poliomielite, apesar da doença estar erradicada no Brasil. ‘É preciso continuar a aplicação da vacina, enquanto existirem casos de poliomielite no mundo, porque senão a doença pode voltar”, alertou.
As crianças devem tomar as duas doses anuais da vacina todo ano, até completarem cinco anos. O prazo de distância considerado razoável entre uma dose e outra é de dois meses. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação deste ano foi no último dia 17 de junho. Está é a maior mobilização no Brasil em torno de uma campanha de vacinação. Foram investido quase R$ 80 milhões e mobilizadas 500 mil pessoas em todo o País.

Sarampo

Um conjunto de doenças está sendo erradicado graças a vacinação. O sarampo porém ainda não foi totalmente controlado. Por isso, durante a Campanha de Multivacinação também está sendo realizada a atualização das vacinas atrasadas. O secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes ,lembrou que no Estado, 95% das crianças já foram vacinadas contra sarampo. “Essa média porém não é suficiente quando pensamos que numa cidade como São Paulo, com três milhões de menores em idade de vacinar; 5% representam 65 mil crianças”. A expectativa é que a vacinação contra sarampo chegue, na Capital, entre 60 e 70 mil crianças. Além disso, o objetivo é atingir os índices desejados nos 140 municípios que não conseguiram vacinar 95% das crianças na primeira etapa da multivacinação. Neste ano, o Estado já registrou 19 casos da doença. As vacinas contra difteria, coqueluche, tétano, hepatite B, meningite também estão disponíveis nos postos de saúde.