Campanha da Saúde orienta doação de leite materno

Segundo pesquisa, coleta doméstica causa perda de 10% do leite

sex, 27/03/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Levantamento do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, mostra que cerca de 10% do leite humano doado em coleta doméstica é perdido devido a problemas como falta de higiene, conservação ou contato com calor excessivo. Para evitar essas perdas, a maternidade iniciou uma campanha para esclarecer como as mães devem retirar e armazenar o leite em casa.

O informativo “10 passos para se tornar doadora de leite humano” detalha todas as etapas do processo, desde a decisão de doar o leite até a entrega a um banco de leite.

De acordo com a coordenadora estadual de bancos de leite e responsável pelas doações no hospital, Maria José Guardia Mattar, todo leite doado passa por uma análise de qualidade e por um texto microbiológico ao chegar ao banco. “Parte está com acidez alterada, o que torna o descarte obrigatório”, afirma Maria José.

Dicas:

– A doadora deve ser saudável, não fazer uso de drogas ou medicamentos, fumar menos de 10 cigarros por dia e não tomar mais de duas doses de álcool diariamente;

– Entrar em contato com o banco de doação de leite mais próximo de sua residência;

– Esterilizar o frasco e deixar secar naturalmente;

– Retirar anéis e pulseiras e lavar as mãos e antebraços com água e sabão;

– Desprezar os primeiros cinco jatos antes de inicias a coleta;

– Colocar no frasco a data da coleta e nascimento do bebê e levar ao freezer;

– Levar ao Banco de Leite mais próximo.

Mais informações no site: http://www.fiocruz.br/redeblh
 

Da Secretaria de Estado da Saúde