Campanha da Sabesp estimula economia de água

A empresa desenvolve trabalhos voltados para jovens do ensino fundamental

qui, 22/03/2007 - 17h36 | Do Portal do Governo

A Sabesp realiza periodicamente campanhas sobre o uso racional da água e tem programas para estimular a mudança de hábitos. A empresa desenvolve trabalhos voltados para jovens do ensino fundamental, com conteúdos específicos sobre a água e o meio ambiente. Também interage com a comunidade por meio de atividades culturais e esportivas nos espaços da empresa e outros tipos de eventos para disseminar os valores e a importância da água.

Um dos projetos mais bem-sucedidos da empresa é o Programa de Uso Racional da Água (PURA), aplicado com sucesso em dezenas de instituições públicas e privadas desde 1996. Criado a partir de um acordo entre a Sabesp e a Escola do Futuro da USP, o programa envolve ação tecnológica e mudança cultural para conscientizar as pessoas sobre como economizar água.

Implantado em hospitais, escolas e escritórios comerciais, o PURA trouxe resultados positivos para a economia. A redução na Universidade de São Paulo (USP) – Fase III atingiu 37%. No Poupatempo São Bernardo, o consumo caiu 10%. O programa será aplicado em mais de 500 prédios da Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC.

A Sabesp começa o tratamento da água nos mananciais, pois somente o trabalho preventivo para a preservação garante qualidade. Embora não tenha poder legal para fiscalizar ou punir ações de degradação nesses locais, a empresa desenvolve trabalhos de monitoramento, manutenção, recuperação de áreas e projetos de educação ambiental. O principal objetivo é combater a degradação dos recursos hídricos e problemas nas condições de tratamento e quantidade armazenada.

Os principais fatores relacionados à degradação dos mananciais são o mau uso e ocupação do solo, despejo de esgotos, erosão, desmatamento e atividades industriais ou agrícolas mal planejadas.

Desde a captação da água até a distribuição, a Sabesp tem um amplo controle para atender as normas e exigências do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nas 800 unidades de produção e ao longo das redes de distribuição são realizadas 147 mil análises de água mensalmente. Para isso, existem 15 centros laboratoriais com padrão de qualidade reconhecidos internacionalmente pela ISO 9002 ou ISO Guide 25.

Como a produção não implica recriar um recurso natural, mas tratá-lo de forma adequada para satisfazer as necessidades da população em quantidade e qualidade, a preservação do meio ambiente, do ciclo hidrológico e dos mananciais é questão fundamental para a humanidade.

André Muniz