Campanha da Rubéola vai ao estádio de futebol no final de semana

Objetivo é aproveitar o dia de folga para sensibilizar população; homens continuam sendo minoria na campanha

sex, 12/09/2008 - 13h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde leva neste sábado, 13 de setembro, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola para 15 estações do Metrô. Os postos de vacinação funcionarão durante todo o dia, das 8h às 17h.  O objetivo é sensibilizar homens e mulheres de 20 a 39 anos que ainda não foram imunizados a aderir à campanha.

No domingo, a campanha chega aos estádios de futebol. Cerca de 120 profissionais estarão de prontidão no Estádio do Morumbi para imunizar aqueles que forem assistir ao jogo São Paulo X Flamengo. O objetivo principal é vacinar o público masculino, mais freqüente nos estádios, uma vez que o homem tem mais resistência em enfrentar a agulha da vacina. 

Além da presença das equipes informando e chamando a atenção das pessoas para a importância da vacina, serão projetadas mensagens de incentivo no placar eletrônico. As equipes estarão espalhadas em todos os 12 portões de entrada das 13h até o início do 2º tempo da partida.

Para quem perder essas duas oportunidades há ainda uma outra chance de se vacinar no final de semana. O Instituto Pasteur, localizado na av. Paulista, ficar aberto aos sábados e domingos das 8h às 20h.

“Estado e município uniram forças nesse grande esforço para imunizar o maior número possível de pessoas. Nós contamos com a colaboração de todos para que nossos esforços não sejam em vão e que possamos proteger nossa população contra rubéola”, afirma a coordenadora de imunização do Estado, Helena Sato.

Até o dia cinco de setembro, 9,1 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o Estado, das quais 4,8 milhões de mulheres e 4,3 milhões de homens. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 13,5 milhões de pessoas.

Em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose deve ser tomada com 12 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas nesta campanha o foco são os paulistas entre 20 e 39 anos de idade.

Veja onde estarão os pontos de vacinação

Metrô
Itaquera
Artur Alvim
Tatuapé
Brás
Anhangabaú
Barra Funda

Jabaquara
São Bento
Ana Rosa
Paraíso
Liberdade
Tietê
Santana
Largo Treze

Da Secretaria de Estado da Saúde