Campanha da CPTM incentiva bons hábitos em trens e estações

Atores chamam atenção dos usuários para hábitos inadequados em relação à segurança, cidadania e saúde

sáb, 12/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Com o tema “A Respeito do Respeito”, a CPTM promoveu nesta semana, na estação Brás, uma campanha educativa dirigida aos seus usuários. A iniciativa tem por objetivo informar, educar e mudar hábitos inadequados em relação à segurança, cidadania e saúde nas estações. A ação será realizada também nas estações Luz e Barra Funda, em períodos alternados. O projeto, experimental, poderá se estender para outras estações em 2010.

A campanha conta com 12 atores contratados pela CPTM que fazem esquetes bem-humorados para chamar a atenção dos usuários e evidenciar a má conduta nas dependências do sistema. Cada encenação tem cerca de três minutos e conta com todos os atores em cena, de uma única vez. O grupo interage com os passageiros de forma engraçada.

Durante a apresentação, atores e usuários são abordados por “uma equipe de TV” também formada por atores. Os personagens são “entrevistados”, reforçando conceitos e informações de interesse da campanha educativa, além de facilitar o embarque e o desembarque e, na plataforma, respeitar a faixa amarela.

As ações ocorrem em locais variados, como plataformas, escadas, corredores e até mesmo dentro dos trens. Além dos esquetes, a campanha conta com uma revista ilustrada e de fácil assimilação, que traz dicas de boa convivência nos vagões e terminais da CPTM. O conteúdo reforça as mensagens da iniciativa em joguinhos bem-humorados, como palavras-cruzadas e caça-palavras. Ao todo, 100 mil exemplares da revista serão distribuídos durante toda a campanha.

Confira a programação das estações Luz e Barra Funda:

Estação Luz
Período: de 14 a 18 de dezembro, das 9 às 11 horas e das 15 horas às 17 horas, e de 1º a 5 de fevereiro, das 9 às 11 horas e das 16 às 18 horas

Estação Barra Funda
Período: de 11 a 15 de janeiro, das 9 às 11 horas e das 15 às 17 horas, e de 8 a 12 de fevereiro, das 9 às 11 horas e das 16 às 18 horas

CPTM