Campanha convoca população para doar sangue

Objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros e SP, que caem, em média, 30% no inverno

sex, 25/07/2008 - 9h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde convoca a população de São Paulo para doar sangue nestes últimos dias de julho, final do período de férias. O objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros do Estado, que caem, em média, 30% no período do inverno. No início do mês, a secretaria lançou a campanha Neste inverno doe sangue, salve vidas, que tem como estrela a sambista Leci Brandão. Artistas como Viviane Pasmanter, Andreas Kisser, Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Luciana Mello também prestigiaram a iniciativa.

“Com o frio, as pessoas estão menos dispostas a sair de casa para doar sangue. Mas é importante que a população aproveite o tempo livre dos últimos dias de férias para contribuir com os estoques, ajudando a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede – rede de serviços de hemoterapia com unidades situadas em pontos estratégicos para atender as demandas de sangue no Estado.

A intenção da campanha estadual é sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação regular, procedimento completamente seguro que ajudar a salvar vidas. Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem o ato. Quem tomar alguma vacina não poderá doar sangue durante quatro semanas após a imunização.

SERVIÇO

Lista de endereços dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site www.saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)