Campanha contra hepatite B quer vacinar 2,3 milhões de jovens

Faixa etária de 11 a 14 anos é a que tem menor cobertura dessa vacina no Estado

sáb, 17/01/2009 - 12h09 | Do Portal do Governo

Os postos de saúde de todo o Estado de São Paulo intensificarão até o dia 31 de janeiro a vacinação contra a hepatite B. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar 2,3 milhões de adolescentes. A faixa etária de 11 a 14 anos é a que tem menor cobertura dessa vacina no Estado, com apenas 59% de adesão, seguida pela de 15 a 19 anos, com 64%. O ideal é 90% a 95% de cobertura.

A vacina é gratuita para pessoas entre 0 e 19 anos, e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde. A ideia é aproveitar as férias escolares e incentivar o comparecimento do adolescente aos postos de saúde. Para obter completa e duradoura proteção contra a doença é preciso tomar três doses da vacina. A segunda ocorre um mês depois da inicial, e a terceira, após seis meses. O produto está disponível nos postos durante o ano todo.

A hepatite B é um tipo de “doença silenciosa”, ou seja, não apresenta sintomas em 90% dos casos. Entre 5% e 10% das pessoas atingidas apresentam comprometimento do fígado, que pode evoluir para cirrose e câncer hepático. A moléstia é transmitida por relação sexual sem preservativo, transfusão sanguínea e utilização da mesma seringa por vários usuários de drogas. É comum também a transmissão vertical: mãe grávida transmite o vírus ao recém-nascido durante o parto e a amamentação. O adolescente que for se imunizar contra a hepatite B pode aproveitar para tomar outras vacinas atrasadas, como as que garantem imunidade ao sarampo, à rubéola, ao tétano e à difteria.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, a infecção pelo vírus da hepatite B é uma das principais causas de doença hepática crônica do mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que há no Brasil 3 milhões de portadores da doença.

Da Agência Imprensa Oficial