Campanha contra a febre aftosa termina dia 31 de maio

Primeira etapa da vacinação pretende imunizar 100% dos bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade

qui, 24/05/2012 - 20h55 | Do Portal do Governo



O último foco de febre aftosa registrado no estado de São Paulo ocorreu em maio de 1996. E para continuar a erradicação da doença, o governo realiza a campanha de vacinação em bovinos e bubalinos. A primeira fase da campanha deste ano vai até sexta, 31. O Estado pretende vacinar 100% do rebanho estadual, ou seja, cerca de 4,7 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos com até dois anos de idade.

De acordo com a médica veterinária Dra. Paola da Rocha Sousa, da inspetoria de Defesa Agropecuária de Jundiaí, “o pecuarista deve apresentar o formulário de vacinação e declaração do rebanho até o dia 07 de junho. Todo o rebanho deve ser declarado. Por ser um grande exportador de carne bovina, o estado precisa manter o status sanitário da febre aftosa”. A médica ainda destaca que cerca de 40% de toda carne que é exportada no Brasil vem das propriedades do estado de São Paulo.

Os cuidados na hora da vacinação também são fundamentais para que a campanha seja eficiente. A vacina deve apresentar dosagem específica de 5 ml e ser mantida na temperatura de 2º C a 8º C, além de ter sido comprada em estabelecimentos cadastrados pela Defesa Agropecuária.

Outro grande responsável é o pecuarista, como é o caso de Seu João Tadeu, que sabe a importância dos cuidados com a saúde dos animais.”Tem que ser como se fosse um filho, tem que dar toda a assistência necessária, independente de uma imposição do governo. A saúde do gado depende de você”, destaca o produtor rural de Itatiba.

O formulário da vacinação pode ser adquirido em qualquer unidade da Defesa Agropecuária ou através do site da entidade. A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa ocorre em novembro.

Do Portal do Governo do Estado