Campanha comemora Mês da Consciência Negra

Uma grande exposição está programada para a Capital e 15 municípios do interior

qua, 07/11/2007 - 14h56 | Do Portal do Governo

O governador José Serra lançou nesta quarta-feira, 7, a campanha Mês da Consciência Negra. A campanha, orçada em cerca de R$ 1 milhão, será lembrada na Capital e em 15 municípios do interior onde se comemora o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com uma grande exposição ao ar livre em homenagem aos homens e mulheres negros que contribuíram para a construção do país.

“A idéia é reforçar a consciência negra, dos negros e seus descendentes, a respeito de seus direitos e sua dignidade, do papel que tiveram na história do Brasil, do papel que têm no presente e do papel que terão no futuro”, destacou o governador José Serra no final da manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria Estadual de Cultura, na Capital. Serra disse também que o objetivo da campanha é reforçar na consciência da população brasileira a dignidade e importância que os negros têm tido para o Brasil.

A data estipulada para a comemoração não é mera coincidência. O 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra (feriado em São Paulo desde 2004), foi escolhido em homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 1695 e um símbolo da resistência negra no país.

Homenageados

Na Capital, vinte personagens históricas serão homenageadas com seus rostos estampados em banners gigantes afixados a 20 edifícios públicos e privados.

Muitas das personagens homenageadas não são figuras conhecidas do grande público e, em alguns casos, o fato de serem consideradas negras ou mestiças poderá causar até certa surpresa. “Vale a pena discutir o assunto, com o coração aberto. Reconhecer que sermos negros ou brancos não faz diferença, essa é a proposta”, observou o secretário estadual da Cultura, João Sayad.

Nos painéis gigantes figuram André Rebouças (engenheiro), Carlos Gomes (compositor), Carolina de Jesus (escritora), Castro Alves (poeta), Chiquinha Gonzaga (compositora), Clara Nunes (cantora), Cruz e Souza (poeta), Geraldo Filme (compositor), Gonçalves Dias (poeta), Leônidas da Silva (Diamante Negro), José do Patrocínio (jornalista), Juliano Moreira (fundador da Sociedade Brasileira de Psiquiatria), Lima Barreto (escritor), Luiz Gama (advogado), Machado de Assis (escritor), Mário de Andrade (escritor), Milton Santos (geógrafo), Nilo Peçanha (presidente da República), Teodoro Sampaio (fundador da Poli) e Virgínia Leone Bicudo (fundadora da Sociedade Brasileira de Psicanálise). Eles estarão afixados em locais como Sala São Paulo, Fatecs, Masp, Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Municipal, Museu Paulista, Mercado Municipal, entre outros.

A campanha no interior atinge as cidades de Araraquara, Campinas, Caraguatatuba, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Jaguariúna, Limeira, Mauá, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, São Caetano do Sul e Sorocaba. Todos os municípios contemplados também programaram diversas atividades culturais para novembro. Ao todo serão mil banners espalhados pela Capital e interior.

Veja mais detalhes sobre a comemoração na Capital

Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)