Campanha Ciclista Cidadão completa 1 ano

Iniciativa permite a entrada de bicicletas nas estações do Metrô e da CPTM durante os finais de semana e feriados

ter, 26/02/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

A campanha Ciclista Cidadão completou um ano, no último domingo, dia 24. A iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos permite a entrada de bicicletas nas estações do Metrô e da CPTM durante os finais de semana e feriados. A campanha tem o objetivo de facilitar o acesso dos usuários a parques e ciclovias.

Nos fins de semana, a média de entradas de pessoas com bicicletas no sistema é de 750, somando Metrô e CPTM. Aos sábados, a média de utilização no Metrô é de 103 pessoas e na CPTM, de 89. Aos domingos e feriados, os registros do Metrô apontam em média 306 entradas e na CPTM , 229.

Na CPTM, a Linha F é a primeira no ranking. Desde o início da campanha foram 346 utilizações. Na seqüência vem as linhas E, com 310 entradas e B, com 230. Entre as estações que mais receberam ciclistas no Metrô estão Jabaquara e Vila Mariana na Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi); Brigadeiro na Linha 2 – Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena); Brás e Corinthians-Itaquera na Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda); e Ana Rosa, ponto de integração entre as linhas 1 e 2.

 A entrada de ciclistas é permitida somente no último vagão de cada trem,  sendo no máximo quatro bicicletas por vez. Aos sábados, entre 15h e 20 horas, e aos domingos e feriados, entre 7h e 20 horas. Há sinalização na plataforma indicando o local de embarque.

Bicicletários

Além da Campanha Ciclista Cidadão, o Metrô e a CPTM dispõe de bicicletários para facilitar a vida dos usuários que utilizam o sistema.

O Metrô possui um bicicletário na estação Guilhermina Esperança da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) com 100 vagas. Já a CPTM possui sete bicicletários que juntos oferecem 2.840 vagas, nas estações Pinheiros (90), Jurubatuba (255) e Autódromo (255), na Linha C;  Itapevi (70), na Linha B; USP-Leste (270) e Ermelino (200), na Linha F; e estação Mauá (1.700), na Linha D, este mantido em parceria com a Ascobike (Associação dos Condutores de Bicicleta do Município de Mauá).

É necessário fazer um cadastro para a utilização dos bicicletários. O serviço é gratuito, com exceção da estação Mauá cuja diária custa R$ 1 e os associados pagam mensalidade de R$10. É aberto diariamente das 6h às 21h.

Do Metrô

(L.F.)