Campanha “Casa Segura” comemora Dia do Consumidor

O material dá dicas ao consumidor sobre produtos regulamentados pelo Inmetro

qua, 11/03/2009 - 15h02 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, lança na próxima segunda-feira, 16, das 8 às 12 horas, a cartilha “Casa Segura” com distribuição de quatro mil exemplares na estação do metrô Alto do Ipiranga (Linha 2 – Verde), Av. Dr. Gentil de Moura com a Rua Visconde de Pirajá, Ipiranga, Zona Sul de São Paulo.

O material dá informações e dicas ao consumidor sobre produtos regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que fazem parte do dia-a-dia, com orientações sobre a escolha e utilização de reguladores de gás, disjuntores, fósforos, interruptores, panela de pressão, dentre outros.

Uma das dicas é sobre o regulador de pressão, mangueira e botijão de gás de cozinha. O alerta é para que o consumidor verifique ao comprar se possuem a marca do Inmetro. Isso indica que os produtos são regulamentados e atendem a requisitos mínimos de segurança. A mangueira deve ser feita de malha trançada incolor (PVC) e ter uma faixa amarela contendo o prazo de validade e o nome do fabricante. O usuário deve trocar o regulador de pressão e mangueira a cada cinco anos.

Outra informação é sobre a panela de pressão. Os fabricantes têm até 1º de setembro de 2009 para se adequarem e colocarem no mercado produtos de acordo com o novo regulamento do Inmetro. A partir de 1º de março de 2010, a panela de pressão só poderá ser comercializada no País se estiver certificada e possuir o selo compulsório de segurança.

Além da cartilha “Casa Segura”, fazem parte do kit que será distribuído ao público informações sobre o uso eficiente do chuveiro elétrico; selo ruído e os programas de avaliação da conformidade desenvolvidos pelo Inmetro.

Atualmente, existem 63 produtos cuja certificação é compulsória – ou seja, só podem ser comercializados com o selo do Inmetro. É o caso de brinquedos, bicicletas para crianças, capacetes, preservativos, embalagens de álcool e fósforos, eletrodomésticos, entre outros.

A campanha educativa Casa Segura, em comemoração ao Dia do Consumidor, ocorre também no Rio de Janeiro, em 13 de março e em Fortaleza, no dia 17, promovido por órgãos delegados do Inmetro locais.

Dúvidas, reclamações e denúncias, podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria do Ipem: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h. E-mail: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

o Ipem-SP