Campanha Carnaval 2000: Aids – Prevenir é tão fácil quanto pegar

nd

sex, 25/02/2000 - 14h26 | Do Portal do Governo

Neste ano, o Programa Nacional e os Programas Estaduais DST/AIDS pretendem reduzir o número de casos de contaminação pelo vírus HIV durante as festividades carnavalescas.
Com este objetivo, será lançada a Campanha – Carnaval 2000: ‘Aids – Prevenir é tão fácil quanto pegar’. O lançamento oficial será feito nesta sexta-feira, dia 25, pelo ministro da Saúde, José Serra, em cadeia nacional de rádio e televisão. A campanha será veiculada a partir deste sábado, dia 26 nos principais meios de comunicação.
Além da divulgação via rádio, TV, outdoors, para enfrentar a epidemia durante o reinado do rei Momo, equipes dos programas municipais e de organizações não-governamentais estarão distribuindo folders, folhetos educativos, banners, bandas para cabeça e camisetas em bailes carnavalescos, sambódromos, quadras de escolas de samba e nos locais onde estejam sendo realizadas festas de carnaval.
De acordo com estudos epidemiológicos realizados nos últimos dois anos, a epidemia tem passado por um processo de pauperização, feminização e interiorização. O aumento do número de casos de Aids entre as mulheres tem sido uma das principais características da doença no país. Até 1986, havia 15 homens infectados para cada mulher. Atualmente esta proporção caiu para 3 casos masculinos para um feminino.
O último levantamento, concluído em 28 de agosto de 1999, aponta 170.073 casos de Aids registrados no Brasil. No Estado de São Paulo existem 82.995 casos confirmados até 30 de setembro de 1999, sendo 38.520 somente na capital paulista. Os números assustam e a prevenção é ainda o melhor caminho. Diante disso, o Programa Estadual DST/AIDS tem se empenhado em realizar projetos educativos e ações preventivas permanentes para reduzir a incidência da Aids, que ainda é uma doença incurável.