Campanha Bombeiro Sangue Bom acontece em SP

Objetivo é fazer o maior número possível de doação de sangue

ter, 08/07/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

O Corpo de Bombeiros iniciou no dia 1º, em conjunto com a Fundação Pró-Sangue, da Secretaria de Estado da Saúde, a 5ª edição da Campanha Bombeiro Sangue Bom. Durante a iniciativa, bombeiros de todo o Estado de São Paulo se empenham para realizar o maior número possível de doações de sangue. O objetivo deste ano é superar o resultado do anterior, que teve 13.377 doações.

O número de doadores vem crescendo consideravelmente a cada ano. A soma de todas as edições alcançou 26.868 coletas.

Para estimular a participação, desde 2005 a corporação promove competição interna: o grupamento que coleta mais recebe um troféu, transferido a cada ano para a unidade vencedora. A proposta é de que, com números expressivos, os bombeiros difundam ainda mais o espírito de solidariedade. Em 2006, as unidades contaram com o apoio de civis na atividade. Nesse caso, o doador indica um grupamento dos bombeiros para receber a contabilização de seu ato.

Pró-Sangue – Em 2007, a unidade do Comando do Corpo de Bombeiros foi a que mais conseguiu doações em proporção ao seu efetivo: 1.378 – o equivalente a 476% do número de seus integrantes. O 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba foi a unidade que alcançou o maior número de doações – 1.735 (ou 453% do seu efetivo), ficando em 2º lugar na classificação geral. Na capital e em Osasco, as doações serão direcionadas ao posto de coleta da Fundação Pró-Sangue, que criou o código 193 especialmente para a Campanha Bombeiro Sangue Bom. No interior, a iniciativa será desenvolvida nos principais hemocentros.

Para doar, basta comparecer a um dos postos da Fundação Pró-Sangue (ver serviço) informar o código de doação 193 e qual a unidade do Corpo de Bombeiros que pretende ajudar na competição.

SERVIÇO

Postos de coleta da Fudação Pró-Sangue em São Paulo:

Posto Clínicas

Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar (Estacionamento gratuito)

Posto Castelo Branco – Rua Ari Barroso, 355 – Osasco

Posto Dante Pazzaneze – Avenida Dante Pazzanese, 500

Posto Mandaqui – Rua Voluntários da Pátria, 4.227

Mais informações no site www.prosangue.sp.gov.br ou pelo telefone 0800 550300

Da Secretaria da Segurança Pública

(M.C.)