Campanha atualiza caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

“Dia D” está marcado para sábado (16) em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado; ação vai até o dia 22 de setembro

seg, 11/09/2017 - 9h27 | Do Portal do Governo
DownloadEduardo Saraiva/ A2img
Meta da Secretaria da Saúde é colocar em dia a caderneta de 9,8 milhões de crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes até 15 anos com vacinas em atraso poderão atualizar a caderneta de vacinação a partir desta segunda-feira (11) até 22 de setembro na Campanha Estadual de Multivacinação. A meta da Secretaria da Saúde é colocar em dia a carteira de pelo menos 9,8 milhões de paulistas que compõem o público-alvo.

Estarão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre elas tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. Além da campanha de rotina, neste sábado (16) está marcado o “Dia D”.

Das 8h às 17h, mais de 314 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo para conferir e atualizar a caderneta. Também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras paulistas, 1.749 carros, 17 ônibus, três barcos, um trem e outros 13 tipos de veículos.

Em situações de perda da carteira de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar na ficha de registro arquivada na unidade quais doses já foram aplicadas.

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, falou sobre a importância da ação. “Esta campanha é mais uma oportunidade que temos de lembrar os pais e responsáveis sobre a importância da imunização para proteger as crianças e adolescentes contra doenças e suas possíveis complicações”, afirmou.