Caminhoneiros receberão atendimento especial na SP-300

Objetivo é a prevenção de acidentes por meio da melhoria de qualidade de vida e da saúde dos caminhoneiros

ter, 17/08/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A concessionária ViaRondon realiza nesta quarta-feira, 18, o primeiro Pit Stop pela Vida da SP-300. A campanha, que vai até sexta-feira, 20, conta com diversos parceiros e será realizada no pátio do Posto Cacique, no quilômetro 527 da Rondon (sentido Leste – Araçatuba/São Paulo), ao lado da base da Polícia Militar de Araçatuba. As atividades terão início às 9 horas e se estenderão até às 17 horas. Ao todo 30 pessoas trabalharão no Pit Stop. Nos três dias deverão ser atendidos aproximadamente 350 caminhoneiros.

O objetivo da campanha é a prevenção de acidentes por meio da melhoria de qualidade de vida e da saúde dos caminhoneiros, que hoje representam 34% (18.868) do movimento da SP-300. Esse levantamento é referente ao período entre março de 2009 e março de 2010.

Estrutura

Ao longo da rodovia serão colocadas faixas, além de um Painel de Mensagem Variável (PMV) avisando os caminhoneiros sobre o Pit Stop. Também serão distribuídos panfletos nos pedágios de Glicério e Rubiácea. A Polícia Militar Rodoviária é parceira do evento.

Serão prestados 12 serviços básicos aos caminhoneiros, que vão desde vacinação contra a gripe A H1N1 a corte de cabelo. Também será distribuído material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis. A parte mecânica também faz parte da lista de serviços oferecidos no Pit Stop. A empresa Pretol, de Ribeirão Preto, orientará motoristas sobre os cuidados básicos com a lubrificação do caminhão.

O Sindicam de Araçatuba regularizará o cadastro dos motoristas junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A ViaRondon também terá uma tenda. Nela serão mostradas ações ambientais desenvolvidas pela Concessionária.

Veja a relação completa de serviços:

Tenda 1: Aferição de Pressão Arterial e teste de Glicemia (equipe da concessionária)

Tenda 2: Orientação sobre hepatite, DST, Aids, dengue, leishmaniose e vacinação contra a gripe A H1N1 (Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba e Seaac)

Tenda 3: Higiene bucal (Odontologia – Unesp/Odontologia de Araçatuba), Nutrição e Fisioterapia (Unip de Araçatuba)

Tenda 4: Cabeleireiro (Seaac de Araçatuba em parceria com escola de cabeleireiros)

Laboratório móvel da empresa Petrol: orientação sobre lubrificação do caminhão

Sindicam: credenciamento junto a ANTT

Da Artesp