Caminho Verde revitaliza Radial Leste, na Capital

Convênio será assinado nesta quarta-feira, 15, entre governo e prefeitura de São Paulo

qua, 15/08/2007 - 12h10 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 17h39)

O governador José Serra assinou nesta quarta-feira, 15, convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo que prevê a revitalização da avenida Radial Leste com a implantação do projeto “Caminho Verde”.

Fruto de uma parceria entre a Companhia do Metrô e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o projeto prevê a urbanização, paisagismo, readequação de calçamento e a implantação de uma ciclovia na área remanescente paralela à Linha 3 – Vermelha do Metrô (entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera), junto à avenida Radial Leste, com 12,2 quilômetros de extensão.

“Esse é apenas o começo porque vamos partir para novos projetos de ciclovias em São Paulo”, adiantou o governador. “Esse é um meio de transporte e de lazer muito importante para as grandes cidades. É uma iniciativa importante em si, mas também pelo que ela preconiza. É a união de esforços em prol de melhorar as condições de vida em São Paulo”, completou.

O projeto também contempla a instalação de bicicletários nas estações Carrão e Corinthians-Itaquera, possibilitando uma melhor integração entre os meios de transporte bicicleta e metrô.

O investimento para a execução do “Projeto Caminho Verde” será de R$ 9 milhões. Os recursos da Prefeitura de São Paulo serão repassados ao Metrô através deste convênio firmado com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, classificou o convênio como mais uma ação conjunta entre Estado e Prefeitura com o propósito de beneficiar o paulistano. Kassab lembrou que a Radial Leste é um dos principais corredores viários da cidade, daí a importância do investimento. “Vamos recuperar umas das principais avenidas da cidade que terá em pouco tempo um visual mais agradável. A boa relação entre Estado e Prefeitura favorece o cidadão”, frisou Kassab.

Projeto paisagístico

Ao longo da nova ciclovia, serão plantadas 1.564 árvores, uma a cada 7,5 metros em média. São espécies arbóreas de pequeno, médio e grande porte, além de forrações, gramíneas e arbustos.

O “Projeto Caminho Verde”, por meio do plantio e manutenção de espécies vegetais e florações diferenciadas ao longo do ano, irá permitir variações paisagísticas, criando efeitos atraentes ao longo do trecho de intervenção, além de proporcionar a redução de gás carbônico na atmosfera.

Para garantir a segurança de pedestres e ciclistas serão executadas melhorias no sistema de iluminação. Mais de 900 novos postes vão iluminar a ciclovia, que contará com rede de alimentação elétrica subterrânea.

A implantação de sinalização cicloviária horizontal e vertical garantirá o deslocamento seguro dos ciclistas. Também será realizada a readequação do calçamento existente, com a instalação de piso intertravado com revestimento colorido.

Além do governador Serra e do prefeito Kassab participaram do evento, o secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, deputados, vereadores e sub-prefeitos da zona Leste.

Cleber Mata

Com Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos

(I.P.)