Caminhadas da solidariedade marcam final de semana na Capital paulista

Ação faz parte da Campanha do Agasalho 2007 visava arrecadar roupas e cobertores

seg, 25/06/2007 - 13h11 | Do Portal do Governo

A rotina dos bairros Tatuapé, Pompéia e Higienópolis foi alterada neste sábado e domingo, 23 e 24, com a realização da Caminhada da Solidariedade e da Caminhada Solidária. Os eventos fazem parte da Campanha do Agasalho 2007 e arrecadaram, junto a comerciantes e moradores dessas regiões, agasalhos e cobertores para as pessoas mais necessitadas.

No Tatuapé, o evento foi realizado em parceria com o banco Nossa Caixa. A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Mônica Serra esteve presente e ressaltou a importância do envolvimento de toda a sociedade civil nessas atividades. Destacou que esses eventos “representam a solidariedade em forma de ação”.

A concentração ocorreu às 9 horas, na agência da Nossa Caixa na Rua Emília Marengo, 537. As ruas percorridas pela Caminhada da Solidariedade foram: Rua Apucarana com Rua Emília Marengo; Rua Lucília de Queiroz; Rua Padre Landell de Moura; Rua Arminda Guaraná; Rua Mal. Barbacena; Rua da Meação; Praça Vinte de Janeiro; Rua Maria Otília; Rua Alonso Calhamares; Rua Prof. João de Oliveira Torres; Praça Marechal Rodrigues Ribas Jr. e Praça Angelina Bauduíno de Abreu.

Durante os 4,5 quilômetros de caminhada, uma força-tarefa composta por voluntários, com três caminhões, percorreu as ruas do Tatuapé.

O dia claro e a temperatura amena ajudaram os voluntários na empreitada. Animados pelo palhaço Liminha e pelo apresentador de TV Raul Gil, os participantes da Caminhada da Solidariedade foram atraindo a população local, principalmente jovens e crianças, que aderiu a manifestação.

O Secretário Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, disse que “é uma obrigação de toda a sociedade civil e do governo providenciar meios para acudir os mais necessitados, e a Campanha da Solidariedade tem essa característica. É uma atividade que exige tempo, boa vontade e voluntariado para ter sucesso.”

Maria Cristina Marrey, esposa do secretário, coordenou todo o trabalho para a Caminhada da Solidariedade. “Foram dois meses de muito trabalho, de dedicação dos voluntários, programando várias ações para a Campanha do Agasalho. Recolhemos muitos cobertores e, agora, estamos realizando a Caminhada da Solidariedade para angariar mais produtos para a população mais carente”.

O presidente do banco Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, explicou porque a entidade sempre colabora com o o Fussesp em suas ações sociais. “É uma forma de mostrar que o nosso banco acredita na responsabilidade social. É fundamental que todo o Estado e a sociedade civil estejam unidos para a campanha ter sucesso”, disse ele. 

Cerca de duzentos funcionários da Nossa Caixa, incluindo gerentes, trabalharam como voluntários na Caminhada da Solidariedade. Santos disse que os colaboradores da instituição bancária estão trabalhando ativamente para arrecadar mais roupas e cobertores para a Campanha de 2007.

Raul Gil salientou a importância da doação de roupas e agasalhos. Relatou sua experiência pessoal de comprar cobertores e distribuir para as famílias que moram embaixo dos viadutos. “Quando chega esta época do ano, eu encomendo mais de mil cobertores para distribuir para os mais necessitados. Neste ano, já encomendei 2 mil e vou distribuí-los. Quem não tiver condições de comprar essa quantidade, compre pelo menos um, custa tão pouco e pode ajudar tanto.”

Ronaldo Marzagão, da Secretaria Estadual da Segurança Pública, disse que “o sentimento de solidariedade já faz parte da sua pasta e que todos devem ter essa preocupação para ajudar os mais carentes. A Caminhada da Solidariedade ajudou a desenvolver o espírito de fraternidade entre os moradores deste bairro”.

A delegada da 6ª DDM, Cristina Isilda Vidoeira, relatou que na sua seccional todos os funcionários estão trabalhando ativamente na Campanha do Agasalho 2007. “Recolhemos cobertores e roupas e, agora, estamos participando deste evento, para mobilizar a população do Tatuapé a doar mais produtos”.

João dos Santos Carvalho, morador do bairro, foi um dos primeiros doadores durante o evento de sábado. Ao ouvir o carro de som chamando a população, correu para seu quarto e entregou aos voluntários algumas roupas. “Sinto-me útil ao entregar roupas e agasalhos para os mais necessitados. Todos deveriam ajudar mais. Muitas vezes, ficamos com roupas em nossos armários que não usamos e há tanta gente passando necessidade”.

Os moradores do Edifício Costa Brava doaram mais de 500 agasalhos aos voluntários da Caminhada da Solidariedade. O diretor jurídico da Rede Habib´s, Antônio Sérgio Baltazar, morador do Edifício Costa Brava, relatou sua experiência pessoal de passar frio e necessidade. “Como eu consegui melhorar meu padrão de vida, decidi que ajudaria os mais necessitados. O pessoal do Fundo de Solidariedade pode contar comigo”.

Pompéia

No mesmo dia, a Secretaria de Saneamento e Energia, a Sabesp e o Departamento de Águas e  Energia Elétrica (DAEE), realizaram, a partir das 9 horas, a Caminhada Solidária – uma ação que também visou arrecadar doações para a Campanha do Agasalho 2007. Para incentivar a participação dos moradores da região da Pompéia, bairro da Zona Oeste da Capital, foram distribuídos folhetos informativos e sacolas para armazenar as doações. Os personagens do Clubinho Sabesp –  Super H2O, Gotucho e Gota Borralheira – estiveram presentes para apoiar a ação e motivar as crianças a colaborar.

Participaram do evento a Coordenadora da Campanha do Agasalho na Secretaria de Saneamento e Energia, Arlette Arce, a Coordenadora Geral da Campanha do Agasalho na Sabesp, Glória Oliveira, o presidente, Gesner Oliveira, demais diretores e colaboradores da empresa. 

Higienópolis

A caminhada solidária do bairro para arrecadar agasalhos ocorreu no domingo, dia 24. O evento foi promovido pelo Departamento de Juventude e de Ação e Promoção Social da Federação Israelita do Estado de São Paulo. É o sétimo ano consecutivo que a Federação participa da Campanha do Agasalho. Também nesse evento, Monica Serra esteve presente.

“Estou muito feliz com a mobilização da população, estamos vendo o engajamento de muitas famílias, já ensinando as crianças à importância da solidariedade”, disse Monica Serra, que participou também desse evento.

A solidariedade da população também foi lembrada pelo presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber. “Nossa comunidade, assim como todos os brasileiros, são muito solidários, basta a gente prestar um pouco de atenção para ver a situação de muitas pessoas que moram nas ruas. A população também pode fazer sua parte, colaborando com campanhas tão importantes quanto esta desenvolvida pelo Fundo de Solidariedade do Estado”.

Além da coleta nas ruas, houve também uma espécie de “drive thru” na Praça Vilaboim, por onde os moradores passavam de carro e depositavam suas doações direto nas caixas de coleta.

Cerca de 250 jovens da comunidade judaica percorreram as ruas recolhendo os agasalhos e incentivando os moradores a participar do evento. O coordenador da campanha da Federação Israelita, Raphael Cyjon, lembrou que os jovens da comunidade são muito engajados. “É uma satisfação ver a juventude fazer o bem, trabalhando com prazer e, no final do dia, ver os caminhões lotados de agasalhos. O jovem que tem uma motivação acaba participando ativamente do trabalho voluntário”.

Com todo esse empenho, a caminhada de Higienópolis terminou o dia com um balanço de encher os olhos: foram arrecadados 10 mil agasalhos. Mônica Serra fez questão de lembrar que a Campanha 2007 prioriza a qualidade das peças arrecadadas. “Esse ano, também estamos trabalhando a questão da qualidade das peças doadas, porque além de levar um pouco de calor, queremos levar dignidade junto com os agasalhos”, frisou a presidente do FUSSESP.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

Com dados da Assessoria de Imprensa do FUSSESP