Caminhada Histórica celebra 124 anos do Parque Estadual Alberto Löfgren

Unidade de Conservação conhecida como Horto Florestal apresenta diversas atrações para os visitantes na capital

seg, 02/03/2020 - 20h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Em comemoração aos 124 anos do Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, foi realizada na capital, em 15 de fevereiro, a segunda Caminhada Histórica de 2020. A atividade monitorada se propõe a contar aos visitantes sobre a história da Unidade de Conservação e a relação com a história proteção da natureza em São Paulo.

Durante o percurso, que passa por um arboreto centenário, foram apresentadas as instituições e as personalidades que fizeram parte da trajetória. Além da abordagem histórica, foram contadas as características e debatidas a ecologia de algumas espécies que ocorrem no parque, tanto de árvores quanto de animais.

O exercício da caminhada e o conteúdo das palestras foram complementados com atividades lúdicas que ocorreram durante o evento, como contação de história e apresentação musical, tudo dentro das temáticas propostas.

Atrações

Ao longo do trajeto, os participantes pararam para prestigiar outras atrações do aniversário do espaço, como as apresentações musicais do Coral Ecoart e da banda da Polícia Militar. Eles também puderam conhecer as arquiteturas do antigo Palácio de Verão do Governador, atual sede administrativa do Parque, do edifício sede do Instituto Florestal e do Museu Florestal “Octávio Vecchi”, terminando o passeio visitando o acervo do equipamento cultural.

A atividade teve um público flutuante de cerca de 60 pessoas. Quem ficou do começo até o final caminhou mais de cinco quilômetros ao longo de quase seis horas. A Caminhada Histórica é promovida pelo Museu Florestal, em parceria com o Movimento Conservatio, com o apoio da Coordenadoria de Parques e Parcerias da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

A próxima atividade do tipo está marcada para o dia 6 de junho.