Câmeras serão usadas para monitorar provas práticas de direção veicular

Projeto-piloto do Detran.SP começa com testes em S. Bernardo do Campo

qui, 29/09/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

As provas práticas de direção veicular passarão a ser monitoradas por câmeras no Estado de São Paulo. O projeto-piloto do Detran.SP começou os testes no mês de setembro para a categoria B (carro), por meio de câmeras e telemetria (sistema de monitoramento utilizado para medir ou rastrear algo à distância).

Os veículos são equipados com aparelhos que possuem áudio e vídeo. Esses dados poderão ser comparados com o relato do examinador, tornando o resultado mais preciso. Por enquanto, o projeto está em teste em São Bernardo do Campo.

A identificação biométrica do candidato e do avaliador é feita antes e após o exame. Serão cinco câmeras no veículo mais os sensores que identificam desde toque na hora da baliza até velocidades média e máxima.

Além da categoria B, as provas práticas da categoria A (moto) também estão sendo monitoradas desde o dia 16 de setembro, com câmeras em pontos fixos na área de testes, filmando tudo do início ao fim.

Em caso de divergência entre o examinador e o registro coletado, uma banca examinadora vai avaliar e o resultado será entregue, em média, em até três dias. Em casos de irregularidades ou constatação de fraude no processo de habilitação para a carteira, o Detran poderá tomar adotar medidas como o descredenciamento de estabelecimentos, desligamento de funcionários e cancelamento das habilitações obtidas irregularmente.

Do Portal do Governo do Estado