Câmeras de monitoramento reforçam segurança nas 84 estações da CPTM

Em 2007 elas registraram um total de 1.950 imagens

qua, 16/01/2008 - 10h12 | Do Portal do Governo

As mais de 900 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de TV) instaladas nas 84 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registraram, em 2007, um total de 1.950 imagens que auxiliaram as equipes de segurança, direta ou indiretamente, na elucidação das ocorrências. Dentre as várias imagens destacam-se 17 casos de roubos a estações, 17 ocorrências de tráfico de drogas e 64 de porte de entorpecentes, que resultaram na prisão de 172 envolvidos. Neste período também foram captados seis flagrantes de vandalismo, 17 quedas acidentais, 15 agressões e seis casos de evasão de renda (entrada no sistema sem o pagamento da tarifa), entre outras.

O monitoramento por meio de câmeras é um recurso importante para a segurança dos usuários e funcionários, à medida que coíbe crimes e atos de vandalismo. As imagens geradas são acompanhadas on-line 24 horas por dia, por profissionais lotados em uma central. Isso garante mais rapidez no atendimento de irregularidades, principalmente, em questões de roubo a bilheterias e evasão de renda.  Desde sua implantação, vários casos foram esclarecidos, com ladrões identificados e presos. O recurso também é fundamental no desfecho de problemas como quedas acidentais e suicídios.

O sofisticado sistema de CFTV é atualizado constantemente e figura entre os mais modernos do mercado, proporcionando mais agilidade e confiabilidade. Em julho de 2006 foi instalado um novo software WatchDog, mais moderno, que permite maior definição na qualidade das imagens, a ampliação do tempo de armazenamento das gravações e o acompanhamento de até 320 câmeras de diferentes estações, simultaneamente. O sistema também pode receber, ao mesmo tempo, avisos de alarmes de várias estações e visualizar de imediato no monitor um croqui da unidade e o ponto exato ativado.

O software permite o acesso em tempo real, via web, o que agiliza o contato da Central de Segurança com todas as estações. A partir de comando remoto do operador da Central é possível observar imagens de determinada unidade ou acompanhar ao mesmo tempo cenas de todas as câmeras de uma estação ou de quantas forem selecionadas.

Balanço

Em 2006, as 802 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de TV) instaladas em 83 estações da CPTM registraram imagens de 39 roubos a estações, dos quais 15 foram elucidados e 13 pessoas acabaram detidas. As câmeras revelaram ainda, a ação de 19 fraudadores de bilhetes e possibilitaram a prisão de 13 envolvidos. Em relação aos casos de porte de entorpecentes, houve 69 registros, com 133 indivíduos presos, enquanto os 23 flagrantes de trafico de drogas resultaram em 42 detenções. Já em 2005, o sistema gravou as imagens de 66 assaltos a estações e duas tentativas, possibilitando a prisão de 14 envolvidos, e o esclarecimento de 26 roubos. Também ficaram armazenados 15 casos de quedas; três tentativas de suicídio; um suicídio; duas tentativas de homicídios; 43 casos de clonagem de bilhetes, com a prisão de 31 pessoas; um atropelamento não fatal e dois casos de surfistas.

Da CPTM

(I.P.)