Câmeras de monitoramento reforçam a segurança nas 84 estações da CPTM

No ano passado, quase 2 mil imagens registradas auxiliaram a resolver casos de roubos e outros crimes

ter, 22/01/2008 - 9h56 | Do Portal do Governo

As mais de 900 câmeras de Circuito Fechado de TV (CFTV) instaladas nas 84 estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registraram, em 2007, um total de 1.950 imagens que auxiliaram as equipes de segurança na elucidação das ocorrências. Destacam-se 17 casos de roubos a estações, 17 de tráfico de drogas e 64 de porte de entorpecentes, que resultaram na prisão de 172 envolvidos.

No ano passado, foram captados também 35 flagrantes de vandalismo, 133 quedas acidentais, 37 agressões e 77 casos de evasão de renda (entrada no sistema sem o pagamento da tarifa), entre outros.

O monitoramento por meio de câmeras é recurso importante para a segurança dos usuários e funcionários. As imagens geradas são acompanhadas on-line 24 horas por dia, por profissionais lotados em uma central. Isso garante mais rapidez na tomada de providências, principalmente em questões de roubo a bilheterias e evasão de renda. Desde sua efetivação, vários casos foram esclarecidos, com ladrões identificados e presos. O recurso é fundamental também no atendimento a casos de quedas acidentais e tentativas de suicídio.Moderna tecnologia – O sofisticado sistema de CFTV é atualizado constantemente e figura entre os mais modernos do mercado. Em julho de 2006, foi instalado novo software WatchDog, que permite maior definição na qualidade das imagens, a ampliação do tempo de armazenamento das gravações e o acompanhamento de até 320 câmeras de diferentes estações, simultaneamente. O sistema pode receber, ao mesmo tempo, avisos de alarmes de várias estações e visualizar de imediato no monitor um croqui da unidade e o ponto exato ativado.

O software permite o acesso em tempo real, via Internet, o que torna mais rápido o contato da Central de Segurança com todas as estações. A partir de comando remoto do operador da Central, é possível observar imagens de determinada unidade ou acompanhar ao mesmo tempo cenas de todas as câmeras de uma estação ou de quantas forem selecionadas.

Da CPTM

(M.C.)