Câmeras auxiliam PM no combate à violência

Equipamentos reduziram em 15% o índice de ações criminosas nos locais onde foram instalados

sex, 28/09/2012 - 14h02 | Do Portal do Governo



Auxiliar os policiais militares no combate ao crime e nas ações que garantam a segurança da população. Esse é o objetivo do sistema de vigilância por câmeras, implantado pela Polícia Militar na cidade de São Paulo em junho de 2008. Dados da PM revelam que as 272 câmeras espalhadas pela cidade reduziram em 15% o índice de ações criminosas nos bairros onde estão instaladas. 

De acordo com o porta-voz do comando de policiamento da capital, capitão Cleodato Moisés do Nascimento, até 2014 o número de câmeras deve aumentar. “Existe uma previsão de mil câmeras em funcionamento até o ano da Copa do Mundo para trazer mais segurança à população, pois daqui nós conseguimos enviar a viatura rapidamente para fazer a prevenção”.

VEJA TAMBÉM
Futuros soldados da PM recebem preparação por um ano antes de irem às ruas

Cães reforçam o trabalho da Polícia Militar

Diariamente, cerca de 20 policiais militares monitoram de 10 a 15 câmeras no centro de operações da PM, tendo a tecnologia como aliada. Para se ter uma ideia, as câmeras, cuja capacidade de aproximação é de até 3Km, auxiliam na identificação de carros roubados e de usuários de drogas. “São os olhos da polícia militar na cidade de São Paulo por meio desses profissionais”, salienta o capitão. 

As imagens ajudam na solução de casos investigados pela polícia civil. “Em 2010, por exemplo, um acidente gerou a morte de um motociclista e, graças ao vídeo monitoramento, foi possível identificar o responsável”.

As cidades de Campos de Jordão e Aparecida também são monitoradas por vídeo. Ao todo, existem 338 câmeras espalhadas por todo o Estado. 

Do Portal do Governo do Estado