Câmaras Técnicas dinamizam Conselho Estadual de Turismo

Conselho também aprova projeto Itapeti Agro Turismo, a ser implantado na região do Região do Alto Tietê

qua, 07/11/2007 - 14h43 | Do Portal do Governo

Integrantes do Conselho Estadual de Turismo decidiram, no último dia 6 de novembro, ordenar a entidade em Câmaras Técnicaspara melhor analisar e avaliar as decisões. “Esta é uma maneira de democratizar e fortalecer o Turismo Paulista”, garante o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado, Claury Alves da Silva, que preside o Conselho.

Assim, a partir de agora, os conselheiros deverão fazer sua opção pelas seguintes Câmaras, de acordo com o perfil de cada um: Hospedagem, Transporte, Comercialização, Eventos, Gastronomia e Infra-estrutura.

“Esta divisão de tarefas facilita o desempenho do Conselho, na medida em que as ações são desenvolvidas por pessoas que têm ligação com os temas em questão e, ao final de tudo, o resultado torna-se mais prático e eficiente”, complementa Armando Arruda Pereira Campos Melo, secretário executivo do Conselho.

O diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo, do Ministério do Turismo, José Augusto Falcão, aproveitou a oportunidade para fazer uma explanação sobre a Gestão Descentralizada do Turismo dentro do Plano Nacional de Turismo – 2007/2010. “Nossas metas para estes quatro anos passam pela realização de 217 milhões de viagens no mercado interno; condições para gerar 1,7 milhão de novos empregos e ocupações; qualificação de 65 municípios para o mercado internacional e a geração de  7,7  bilhões de dólares em divisas”, afirmou Falcão. Parte integrante do sistema nacional de turismo, os Conselhos Estaduais de Turismo têm papel fundamental na descentralização e operacionalização das políticas e recomendações. “Os Conselhos constituem um canal de interlocução entre o governo federal e os destinos, nas regiões turísticas e nos municípios”, apontou o diretor.

Ao final da reunião foi aprovado, por unanimidade, o projeto Itapeti Agro Turismo, da prefeitura de Moji das Cruzes e municípios da Região do Alto Tietê, por ser considerado de interesse ao desenvolvimento do turismo do Estado de São Paulo. O projeto configura-se como um parque regional com o centro de exposições permanentes de flores para valorizar a produção e os produtores agrícolas da região, com destaque para os da cultura oriental, além de divulgar o artesanato. Compreende, também, a implantação de áreas de exposição comercialização, estufas de plantio, eventos, restaurantes e espaços de lazer, significando um novo atrativo turístico. A medida deverá ordenar as exposições de flores realizadas em fins de semana na Serra do Itapeti. Atualmente, isso é feito de maneira improvisada.

A próxima reunião do Conselho Estadual de Turismo está agendada para o dia 4 de dezembro.

Da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Turismo

(C.C.)