Câmara setorial lança projeto para obter hortaliças saudáveis

Evento promovido pela Codeagro, da Secretaria de Agricultura, acontece neste sábado, 13, em Itapeva

sáb, 13/12/2008 - 15h09 | Do Portal do Governo

A Câmara Setorial de Hortaliças, Cebola e Alho, uma das 28 que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, lança oficialmente neste sábado, 13, o projeto “Hortaliças – alimento seguro e saudável”. O evento será às 13h30, no ginásio de esportes “Laudelino Moreira” – rua Jacob Rodolfo, s/n, centro de Guapiara, na região de Itapeva.

Realizado em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) e a Faculdade Cantareira, o projeto tem o objetivo de desenvolver uma série de ações integradas para a região, transformando as ações dispersas dos produtores e demais agentes da cadeia produtiva em ação conjunta em busca de mais qualidade para os alimentos, melhoria do controle fitossanitário, garantia da saúde de quem produz, preservação do meio ambiente e aumento da destinação correta de embalagens.

As regiões de Apiaí e Guapiara são muito ligadas à agricultura, principalmente à produção de hortaliças. “O conhecimento da realidade é de extrema relevância para que se possa alcançar um bom nível de conscientização sobre o assunto entre os aplicadores, que se tornarão multiplicadores”, afirma a organização do evento.

Além da Andef, também haverá palestras de representantes da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e do Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IB/Apta/SAA).

PROGRAMAÇÃO:

13h30 – Abertura14h – Palestra “Resíduos de agrotóxicos em hortaliças”

Ossir Gorenstein (Ceagesp)15h – Palestra “Aspectos críticos da pulverização de defensivos agrícolas”

José Maria dos Santos (IB)

16h30 – Intervalo para café

17h – Cuidados no manuseio e aplicação de produtos fitossanitários

Luís Carlos Ribeiro (Andef)

18h – Encerramento

 

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)