Câmara rejeita feriado e aprova homenagem a frei Galvão

Comissão de Educação da Câmara aprovou projeto que institui o dia 11 de maio como data de homenagem ao frei Galvão. A data não será transformada em fe

qui, 26/04/2007 - 17h51 | Do Portal do Governo

da Folha Online, em Brasília

A Comissão de Educação da Câmara aprovou hoje projeto que institui o dia 11 de maio como data de homenagem ao frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão. A data, entretanto, não será transformada em feriado nacional.

Integrantes da comissão fecharam acordo para rejeitar o projeto original aprovado pelo Senado diante da polêmica provocada pela criação de um novo feriado nacional no país.

O deputado Átila Lira (PSB-PI) apresentou emenda que transforma a data no Dia de Frei Galvão e a inclui no calendário histórico-cultural brasileiro.

Pela proposta do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o dia 11 de maio de 2007 seria transformado em feriado nacional –data em que frei Galvão será canonizado pelo papa Bento 16 em missa no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Como o projeto original foi modificado na Câmara, o texto seguirá agora para nova votação do Senado. Depois de apreciado pelos senadores, o projeto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto não passou pelo plenário da Câmara porque tinha caráter terminativo na própria Comissão de Educação.

Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.

(M.S.)